Coletiva reuniu representantes da força-tarefa mobilizada para apoio às vítimas | Foto: Edvan Ferreira – Agencia Alagoas
O Governo de Alagoas mobilizou, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (3), uma força-tarefa integrada para atender as vítimas do grave acidente envolvendo um ônibus que transportava romeiros na rodovia AL-220, no povoado Caboclo, município de São José da Tapera, no Sertão alagoano. A atuação conjunta dos órgãos estaduais foi detalhada durante entrevista coletiva…
O Governo de Alagoas mobilizou, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (3), uma força-tarefa integrada para atender as vítimas do grave acidente envolvendo um ônibus que transportava romeiros na rodovia AL-220, no povoado Caboclo, município de São José da Tapera, no Sertão alagoano. A atuação conjunta dos órgãos estaduais foi detalhada durante entrevista coletiva concedida no auditório do Quartel-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió.
A operação reuniu equipes do CBMAL, do Departamento Estadual de Aviação (DEA), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), além das secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e da Segurança Pública (SSP).
ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM
De acordo com o balanço apresentado, 15 pessoas morreram no local do acidente. Outras 23 vítimas foram socorridas e encaminhadas para o Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia, e para o Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema.
O primeiro chamado chegou à Central de Regulação Única (CRU) por volta das 6h20. A partir disso, a central acionou imediatamente os recursos da Segunda Macrorregião de Saúde, com base em Arapiraca. Ao todo, foram empregadas dez ambulâncias do Samu, entre unidades de suporte básico e avançado, além de três aeronaves do DEA — uma destinada ao atendimento aeromédico e duas multimissão — e ambulâncias das secretarias municipais de saúde da região.
SAIBA MAIS
Número de mortos com ônibus que transportava romeiros chega a 15; feridos socorridos
Acidente com romeiros no sertão; há confirmação de óbitos no local
O Corpo de Bombeiros mobilizou cinco viaturas, sendo duas do tipo Auto Bomba Tanque (ABT), das bases de Piranhas e Santana do Ipanema; duas de Auto Resgate (AR), das bases de Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema; e uma de Auto Comando de Área (ACA), da base de Santana do Ipanema.
Segundo o comandante-geral do CBMAL, coronel Sérgio Verçosa, a atuação integrada foi decisiva para o enfrentamento da ocorrência.
“Tivemos uma cooperação interagência que demonstrou o poder de organização do Estado diante de um acidente dessa magnitude. Nosso foco foi retirar o maior número possível de pessoas com vida e encaminhá-las para atendimento”, afirmou.
No local, 15 militares do Corpo de Bombeiros realizaram o salvamento das vítimas, a retirada dos corpos e a estabilização da área do acidente. Uma retroescavadeira também auxiliou na remoção do ônibus e no acesso às vítimas presas às ferragens.
A coordenadora de Integração Aeromédica do DEA, tenente-coronel Elaine Monteiro, ressaltou a importância do planejamento técnico diante de um cenário complexo. “Era um cenário com múltiplas vítimas, que exigiu uma operação totalmente integrada. As equipes organizaram a cena em zonas de atuação para garantir segurança e eficiência no socorro, além de alinhar previamente as unidades hospitalares para receber os pacientes”, explicou.
O coordenador do Samu, médico Mac Douglas, destacou que o atendimento seguiu protocolos específicos para incidentes com múltiplas vítimas, permitindo uma resposta mais eficiente.
“A integração entre os órgãos garantiu menor tempo-resposta e permitiu destinar os melhores recursos a cada paciente, com foco na preservação de vidas”, afirmou.
Também participaram da coletiva o diretor-presidente do DEA, coronel André Madeiro, e o comandante do Comando Operacional do CBMAL (COB), coronel Aluysio Wanderley.
“O papel principal do Corpo de Bombeiros foi o salvamento. Retiramos as vítimas do local e entregamos principalmente ao Samu para o atendimento. Também auxiliamos na retirada dos corpos da cena da ocorrência”, explicou Wanderley.
Fonte:Source link



