Prévia carnavalesca em Maceió terá reforço na proteção às mulheres e segurança de proximidade na orla


Equipes formadas por policiais civis mulheres estarão aptas a realizar o registro de boletins de ocorrência | Ascom PC/AL

As prévias carnavalescas de Maceió contarão, neste fim de semana, com um esquema especial de segurança e proteção social voltado ao cuidado com as mulheres, famílias e turistas. A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) e o programa Ronda no Bairro atuarão de forma integrada entre os dias 6 e 8 de fevereiro, durante eventos como…

As prévias carnavalescas de Maceió contarão, neste fim de semana, com um esquema especial de segurança e proteção social voltado ao cuidado com as mulheres, famílias e turistas. A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) e o programa Ronda no Bairro atuarão de forma integrada entre os dias 6 e 8 de fevereiro, durante eventos como o Jaraguá Folia e o Pinto da Madrugada, reforçando o enfrentamento à violência e ampliando a presença do poder público nos locais de maior concentração de foliões.

Veja também:Prévias carnavalescas voltam a agitar Maceió neste fim de semana; confira o que vai rolar

Delegacia Itinerante

A Polícia Civil levará a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) Itinerante às prévias, garantindo atendimento humanizado e acesso rápido aos serviços policiais. A ação começa nesta sexta-feira (6), no Jaraguá Folia, com funcionamento das 18h à meia-noite, no estacionamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Equipes formadas exclusivamente por policiais civis mulheres estarão aptas a registrar boletins de ocorrência e solicitar medidas protetivas de urgência.

No sábado (7), durante o Pinto da Madrugada, e no domingo (8), a DEAM Itinerante funcionará das 8h às 17h, no estacionamento do Corpo de Bombeiros, no bairro da Pajuçara. Além do atendimento especializado, haverá equipes de pronto apoio preparadas para agir imediatamente em casos de importunação sexual, inclusive com possibilidade de prisão em flagrante.

A iniciativa conta com a parceria da Rede de Atenção às Violências (RAV), que disponibilizará psicólogos para acompanhamento dos atendimentos, abrangendo casos de violência sexual, doméstica e familiar.

ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM

Ronda no Bairro

Paralelamente, o Ronda no Bairro intensificará a segurança de proximidade na orla marítima de Maceió. O programa mobilizará 32 guarnições operacionais por dia, totalizando mais de 100 agentes, em parceria com a Polícia Militar de Alagoas. Enquanto a PM atuará no corredor oficial dos desfiles, o Ronda no Bairro reforçará o patrulhamento nas ruas paralelas e perpendiculares à orla.

A atuação ocorrerá em diversas modalidades, incluindo viaturas, bicicletas, motocicletas, patrulhamento a pé e uso de patinetes elétricos, com foco na prevenção e na aproximação com a população.

Reprodução

Ronda no Bairro

O esquema também inclui equipes sociais e agentes bilíngues, ampliando o atendimento a crianças e turistas. Os agentes sociais distribuirão gratuitamente pulseiras de identificação infantil, em pontos estratégicos da orla, como a Praça Gogó da Ema, o Marco dos Corais e a Feirinha de Artesanato da Pajuçara. Já os agentes bilíngues prestarão informações e suporte aos visitantes estrangeiros.

Com as ações conjuntas, o Governo de Alagoas busca garantir que a festa aconteça com mais segurança, prevenção à violência e atenção social, fortalecendo o clima de alegria e cuidado durante o período carnavalesco.





Fonte:Source link