Autor de tentativa de furto de helicóptero em Caxambu (MG) é preso em flagrante em São Lourenço (MG) — Foto: Polícia Civil
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o homem de 52 anos que tentou furtar um helicóptero no aeroporto de Caxambu, no Sul de Minas, momentos antes da queda da aeronave. Os registros, feitos pelo sistema interno de câmeras do próprio helicóptero, mostram o suspeito sentado no cockpit, manuseando comandos e utilizando um celular enquanto tentava…
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o homem de 52 anos que tentou furtar um helicóptero no aeroporto de Caxambu, no Sul de Minas, momentos antes da queda da aeronave. Os registros, feitos pelo sistema interno de câmeras do próprio helicóptero, mostram o suspeito sentado no cockpit, manuseando comandos e utilizando um celular enquanto tentava realizar procedimentos de voo.
ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM
As imagens, que serão utilizadas na investigação, reforçam a dinâmica do crime que teve início entre o fim da noite de sábado (7) e a madrugada de domingo (8), quando a aeronave tombou ainda no solo durante a tentativa de decolagem. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido.
Segundo a Polícia Militar, o homem cortou o alambrado com um alicate para acessar a área restrita do aeroporto. Dentro da aeronave modelo R‑66, fabricada em 2023 e com capacidade para cinco pessoas, ele ligou o motor e tentou levantar voo, mas acabou perdendo o controle pouco depois, provocando o tombamento e quebrando as hélices.
“Ele já tinha algum conhecimento da área, inclusive possuía uma licença vencida. Chegou a acionar a aeronave, mas por falta de perícia ela acabou tombando, causando apenas danos materiais”, afirmou o capitão Luís Fernando dos Reis.
Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, o helicóptero estava tombado, ligado e com vazamento de combustível.
“Havia risco de ignição, então fizemos o isolamento e a lavagem da pista para evitar explosão”, disse o tenente Moisés Constantino.
O piloto da aeronave contou que pousou em Caxambu na quinta-feira (5) e que deveria decolar na manhã de domingo. Ele trabalha para uma empresa de Belo Horizonte.


Suspeito preso é reincidente
Com as gravações internas, os policiais conseguiram identificar o suspeito, Luiz Gustavo Fonseca Aires, que foi encontrado e preso na tarde de domingo em São Lourenço, a 30 km do aeroporto.
Aos policiais, ele afirmou ser apaixonado por aviação e contou que já havia cometido crime semelhante nos Estados Unidos. Segundo a PM, ele relatou ter invadido um aeroporto em Palo Alto, na Califórnia, caído com uma aeronave em uma praia e fugido, sendo preso posteriormente pelas autoridades locais.
“Coincidentemente, também no dia 8 de fevereiro ele foi preso nos Estados Unidos. Agora, o inquérito vai determinar a motivação e detalhes da ação”, completou o capitão Luís Fernando.
A Força Aérea Brasileira, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, o Cenipa, disse que o caso não se caracteriza como uma ocorrência aeronáutica passível de investigação. Afirmou ainda que a apuração dos fatos será conduzida pela autoridade policial.
Fonte:Source link




