As artérias são vasos que levam sangue rico em oxigênio do coração para o todo o corpo. Quando o fluxo é comprometido, pode causar problemas à saúde como dor, cãibras e risco de infarto. A boa notícia é que esse quadro pode ser revertido com mudanças de estilo de vida, começando pela redução do consumo de temperos prontos.
De acordo com a nutricionista Leticia Gasparetto, temperos prontos parecem inofensivos porque fazem parte da rotina de muita gente e facilitam o preparo das refeições. No entanto, o uso frequente contribui para uma alimentação mais inflamatória e pobre em nutrientes.


As artérias levam sangue rico em oxigênio e nutrientes para todo o corpo, porém a formação de placas de gordura na parede dos vasos atrapalha esse transporte
peterschreiber.media/Getty Images

Esse processo de acúmulo de colesterol na parede das artérias é chamado de aterosclerose
Adventtr/Getty Images

Em uma artéria saudável, o sangue flui normalmente
Hector Roqueta Rivero/Getty Images

Esses vasos sanguíneos levam sangue rico em oxigênio e nutrientes para as células
Mohammed Haneefa Nizamudeen/Getty Images
“Esses produtos são ultraprocessados, ricos em sódio e em gorduras de baixa qualidade, além de conterem aditivos e realçadores de sabor que ‘viciam’ o paladar e fazem a pessoa depender cada vez mais de sabores artificiais”, explica a profissional ao Metrópoles.
Segundo Leticia, o consumo diário de temperos prontos favorece alterações no colesterol, retenção de líquidos, aumento da pressão arterial e sobrecarga dos vasos sanguíneos, prejudicando as artérias.
“Ou seja, não é um uso pontual que faz mal, mas o hábito de usar esses temperos em praticamente todas as refeições, achando que está cozinhando ‘normal’, quando na prática está mantendo uma base alimentar inflamatória que impacta diretamente a saúde cardiovascular”, alerta a nutricionista.

Dicas para “salvar” as artérias
A dica da nutricionista Leticia Gasparetto é priorizar temperos naturais no dia a dia. “Alho, cebola, ervas frescas ou secas, cúrcuma, páprica, pimenta, cheiro-verde, limão e azeite dão sabor de verdade à comida e ainda trazem benefícios para a saúde.”
Diferente dos temperos prontos, eles não carregam excesso de sódio, gorduras ruins e aditivos, além de ajudarem a reduzir inflamação e melhorar a saúde dos vasos sanguíneos.
“Aos poucos, o paladar vai se adaptando e a comida passa a ter mais gosto ‘de comida de verdade’, sem precisar de pozinho ou cubinho industrializado para ficar saborosa”, finaliza a expert.



