O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncia, nesta quarta-feira (11/2), pacote de R$ 4,64 bilhões para ampliação, modernização e manutenção de 11 aeroportos em quatro estados: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pará e Minas Gerais.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!
A cerimônia está marcada para as 11h, no Palácio do Planalto, e contará com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, e de outras autoridades. Também participará o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus. O projeto conta com financiamento do BNDES.
Leia também
O principal foco dos investimentos é elevar a capacidade operacional do sistema aeroportuário, com destaque para o Aeroporto de Congonhas (SP), que deve ampliar sua capacidade de 29 milhões para mais de 40 milhões de passageiros por ano.
Nos outros terminais, as obras têm como objetivo fortalecer a conexão de áreas produtivas do interior com grandes centros urbanos. A ideia é ampliar a capacidade e melhorar as condições da malha fora dos grandes aeroportos localizados nas capitais e regiões metropolitanas dos respectivos estados.
Todos os terminais em questão são administrados pela concessionária espanhola Aena.
Os aeroportos contemplados são:
Congonhas (SP);
Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá (MS);
Santarém, Marabá, Carajás e Altamira (PA);
e Uberlândia, Uberaba e Montes Claros (MG).




