Fenômeno misterioso no litoral de Alagoas intriga moradores


Peixes mortos após fenômeno no litoral de Alagoas

Fenômeno misterioso deixou vários peixes mortos no litoral de Alagoas. Foto: Instituto Biota

Um fenômeno ambiental aconteceu na Lagoa Jequiá, no município de Jequiá da Praia, Litoral Sul de Alagoas, e acendeu alerta entre pescadores, moradores e autoridades ambientais. Isso porque, centenas de peixes apareceram sem vida em um trecho da lagoa, em uma área considerada berçário natural de espécies. O caso chamou atenção porque, segundo relatos de…

Um fenômeno ambiental aconteceu na Lagoa Jequiá, no município de Jequiá da Praia, Litoral Sul de Alagoas, e acendeu alerta entre pescadores, moradores e autoridades ambientais. Isso porque, centenas de peixes apareceram sem vida em um trecho da lagoa, em uma área considerada berçário natural de espécies.

O caso chamou atenção porque, segundo relatos de moradores, um episódio semelhante não era visto há cerca de cinco anos na região. A causa ainda é desconhecida e está sob investigação.

ONDE ACONTECEU O FENÔMENO?

De acordo com pescadores locais, a situação foi observada entre os povoados Mutuca e Paturais, área estratégica para reprodução de espécies nativas e fundamental para a atividade pesqueira artesanal.

Entre os peixes encontrados estão espécies como Piau e Tucunaré. Ambos têm importância ambiental e também econômica para famílias que dependem da lagoa para subsistência. Os primeiros registros teriam ocorrido por volta das 19h.

AMOSTRAS FORAM COLETADAS PARA ANÁLISE

Equipes técnicas ligadas à gestão ambiental da área informaram que amostras da água e de peixes foram coletadas para exames laboratoriais. O objetivo é identificar possível contaminação, alterações na qualidade da água ou a presença de poluentes.

A lagoa integra área de reserva extrativista, o que aumenta a preocupação com impactos ecológicos e sociais.

FENÔMENO JÁ ACONTECEU NO PASSADO

Pescadores da região afirmam que a última ocorrência de grande impacto ambiental semelhante aconteceu há aproximadamente cinco anos, quando um derramamento de resíduo industrial (melaço) teria provocado mortandade de peixes no litoral alagoano.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Jequiá da Praia informou que acompanha a situação e que medidas poderão ser adotadas após o resultado das análises técnicas. Novas informações devem ser divulgadas após a conclusão dos laudos.





Fonte:Source link