Carnaval de SP: atriz de Wicked leva bruxa Glinda ao Sambódromo


A atriz Fabi Bang, conhecida por seu papel como a bruxa Glinda na versão brasileira do musical Wicked, vai participar do desfile da escola de samba Colorado do Brás, no Sambódromo do Anhembi, localizado na zona norte de São Paulo.

Com o tema “A Bruxa Está Solta”, a Colorado vai tomar a avenida nesta sexta-feira (13/2), à 0h05. Ela é a segunda agremiação a desfilar no dia. Confira a ordem e horário dos desfiles aqui.

Fabi Bang se emocionou com o convite da escola. “A Glinda vem que vem, toda trabalhada no brilho! E eu, Fabi, estou muito orgulhosa de poder levar um pouco da história da Glinda, construída no palco, para a avenida e para todo o Brasil!”, disse.

Nessa quarta-feira (11/2), inclusive, a atriz foi conhecer a fábrica do samba e revelou que está nervosa para o desfile. “Não sei se comprei glitter o suficiente”, brincou.

Buscador de blocos: use ferramenta do Metrópoles para escolher seu bloco por data, nome ou bairro.

O samba-enredo da escola traz, além da feitiçaria, o vermelho, cor da Colorado. As letras das outras agremiações transitam de Chico Xavier a florestas, passando por lendas afros, história holandesa, história do universo e muito mais.

Fabi Bang como bruxa Glinda

Além de interpretar a bruxa nos palcos, a atriz também dublou a personagem no filme que saiu em novembro de 2024. O longa é baseado no musical da Broadway e relata a história não contada das bruxas de Oz, com Ariana Grande no papel de Glinda e Cynthia Erivo no papel de Elphaba. Myra Ruiz, que também atua na versão brasileira do espetáculo, dubla Elphaba.

As duas artistas precisaram assistir ao filme para pegar os detalhes nos trejeitos de Cynthia e Ariana. A dubladora de Glinda relatou que o processo é muito minucioso e que os diretores de dublagem são extremamente detalhistas em relação às respirações, às nuances e à ênfase onde está a parte importante do texto.

Experientes palcos, a experiência no cinema é novidade para Myra Ruiz e Fabi Bang. Ao serem questionadas pelo Metrópoles sobre a diferença da sensação de verem os nomes no cartaz e nos créditos, as artistas revelaram que a sensação é semelhante àquela do início das carreiras.

“Os dois a gente se sente honrada e valoriza demais, mas a novidade de subir o nome e estar a gente lá parece que é uma coisa nova, muito diferente. Me sinto menininha de novo”, opinou Myra. “Tem o ineditismo para a gente uma vez que a gente não viveu esse universo da dublagem, a gente não vê os créditos subindo. É diferente”, falou Fabi.


Letra completa do samba enredo da Colorado do Brás:

Vem ver! Vai ferver o caldeirão
Tem magia nesse chão
Onde a bruxa é rainha
Meu vermelho é fogo de enfeitiçar
Pra Colorado afastar as armadilhas

A noite se vestiu de encantaria
Pra acender toda magia
Eis o grande Sabbath
Me julgam por feitiço e rebeldia
Sei que o corpo arrepia
Com tudo que vim contar
Sou eu, sou eu, sou eu
O grito calado na perseguição
Fogo ardente da inquisição
Fumaça que paira no ar vieram as Dayans, Maoris e Ajés
Das sombras para o mundo dos fiéis

Ê curandeira evoca seu ritual
Poder sobrenatural
Em noite de Lua cheia
Mocamba das matas e das marés
Bruxas não se curvam aos seus pés

Calejada da insana narrativa de terror
Onde o medo se disfarça na imagem que você criou
A magia não está no assobio
É do meu feitio enfrentar o opressor
Eu sou a flor que resiste por minhas irmãs
A chama que insiste em cada manhã
E desafia toda norma dessa convenção
Prepare a poção ou o feitiço
O que tenho dito é loucura ou sanidade?
A fogueira se aquece de saber
Nas raízes ancestrais do Brás
Será um grito para nunca esquecer


 



Metropole