Os Estados Unidos vão enviar o maior porta-aviões do mundo para o Oriente Médio em meio às tensões com o Irã. A informação é do The New York Times.
Segundo o jornal, a tripulação da embarcação foi informada da decisão nesta quinta-feira (12/2).
Na terça-feira (10/2), o presidente Donald Trump já tinha indicado que podia deslocar mais um porta-aviões à região e adotar uma medida “muito dura” caso as negociações com Teerã fracassem.
Na sexta-feira (13/2), representantes dos Estados Unidos e do Irã devem se encontrar em Omã para tratar do programa nuclear.
O governo iraniano afirma que o enriquecimento de urânio tem fins pacíficos, como produção de energia, e diz que tem direito de manter a atividade. Em troca de limites e inspeções, Teerã quer principalmente o fim das sanções econômicas, que afetam sua economia.
O país também deixa claro que não aceita negociar seu programa de mísseis nem sua atuação militar na região.
Ofensiva
Atualmente, o porta-aviões USS Abraham Lincoln e sua escolta já estão posicionados no Oriente Médio, reforçando a presença naval americana na região.
Já o USS Gerald R. Ford tem 337 metros de comprimento e capacidade para mais de 75 aeronaves, o que o faz ser considerado o maior porta-aviões do mundo.
Esse é o mesmo navio que foi enviado à Venezuela em novembro, menos de dois meses antes da ação norte-americana que resultou na captura de Nicolás Maduro.


