A Defesa Civil de Maceió intensificou o monitoramento meteorológico e a atuação das equipes operacionais nas áreas de risco da capital durante o período chuvoso. A medida busca ampliar a prevenção e garantir respostas rápidas diante de situações que possam colocar a população em perigo.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!
Por meio do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta (Cimadec), o órgão acompanha índices de precipitação, saturação do solo e possíveis ocorrências associadas às chuvas. O acompanhamento em tempo real permite a identificação de cenários de risco e a adoção de medidas preventivas em diferentes regiões da cidade.
Leia também
Além do monitoramento tecnológico, as equipes da Defesa Civil reforçam as ações nas ruas, principalmente em áreas consideradas críticas, com o objetivo de prestar atendimento, realizar inspeções e orientar moradores. Em dias de maior volume de chuva, o órgão também emite avisos e alertas por meio de seus canais oficiais de comunicação.
O trabalho é realizado com base em dados de chuva acumulada, análises climatológicas e vistorias de campo. Quando o volume de precipitação atinge entre 30 e 70 milímetros, a Defesa Civil entra em nível operacional de atenção e inicia o protocolo de ações previsto no plano Previne Maceió. Já entre 70 e 100 milímetros em 24 horas, com previsão de chuvas moderadas a fortes, o monitoramento é ampliado e uma sala de situação é acionada para decisões emergenciais.
Segundo o coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, os protocolos estabelecem níveis objetivos de risco, o que permite respostas proporcionais às condições climáticas. Ele destacou que, apesar dos transtornos provocados pelas chuvas, não houve registros de mortes relacionadas a eventos pluviométricos na capital nos últimos quatro anos.
Como receber alertas
A população pode se cadastrar para receber avisos e alertas enviando o CEP por SMS para o número 40199. Também é possível receber informações via WhatsApp, pelo número (61) 2034-4611, e pelo Telegram, buscando o canal “Defesa Civil Nacional”. Os serviços são gratuitos e enviam notificações sobre chuvas intensas, inundações e outros riscos.
*Com assessoria



