A distribuidora de insumos agrícolas Lavoro informou aos investidores, na última sexta-feira (13/2), que decidiu retirar suas ações da Bolsa Nasdaq, nos Estados Unidos – considerada o segundo maior mercado de ações em capitalização do mundo, atrás apenas da Bolsa de Nova York (NYSE).
O comunicado foi feito à Securities and Exchange Commission (SEC), a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA. Até a semana passada, a Lavoro era a única empresa do setor agrícola listada na Bolsa Nasdaq, que reúne ações de companhias mais ligadas ao setor de tecnologia.
O que diz a Lavoro
Em comunicado, a Lavoro afirmou que avançará no “processo de deslistagem e desregistro de seus valores mobiliários” em função de uma série de fatores. Entre eles, estão o ambiente desafiador no mercado agrícola brasileiro e os elevados custos e despesas para a manutenção de uma empresa de capital aberto nos EUA.
O início do processo formal de deslistagem da bolsa norte-americana deve ocorrer no dia 24 de fevereiro. O último dia de negociações da Lavoro em Nasdaq seria 23 de fevereiro. Depois disso, a companhia apresentará um novo formulário à SEC para suspender as obrigações de reporte como empresa de capital aberto.
Ainda de acordo com o Lavoro, apesar da presença no mercado de capitais dos EUA, o volume de negociação de suas ações e a base limitada de acionistas públicos acabaram reduzindo a liquidez de seus valores mobiliários. Esse processo dificultou o acesso ao mercado norte-americano e inibiu o interesse de investidores institucionais.
Segundo a Lavoro, os planos ainda podem ser modificados, a depender das condições de mercado e de fatores externos. “A companhia se reserva o direito de postergar ou retirar os registros acima mencionados antes da sua efetividade. Se necessário, a companhia fará quaisquer anúncios adicionais conforme exigido pelos padrões de listagem da Nasdaq e outras leis aplicáveis”, informou a Lavoro.
Recuperação extrajudicial
A Lavoro continuará com suas operações normais no Brasil. Após a deslistagem da Bolsa de Valores do EUA, as ações da companhia poderão ser negociadas no mercado privado ou em mercados alternativos.
A decisão de deixar a Nasdaq acontece em um momento de reorganização financeira da Lavoro, que entrou em recuperação extrajudicial no fim do ano passado. O acordo foi anunciado em junho de 2025, diante de uma crise nos estoques da empresa e do fechamento de revendas. O plano de recuperação extrajudicial pretende reorganizar o pagamento de cerca de R$ 2,2 bilhões em dívidas.
Recuperação extrajudicial é um instrumento jurídico que permite a uma empresa que passa por dificuldades financeiras negociar diretamente com seus credores para reestruturar suas dívidas fora do sistema judicial tradicional.
Trata-se, em linhas gerais, de uma alternativa mais rápida e menos onerosa do que a recuperação judicial, que pode ser homologada pelo juiz para conferir segurança jurídica ao acordo.
A recuperação judicial, por sua vez, é um processo que permite às organizações renegociarem suas dívidas, evitando o encerramento das atividades, demissões ou falta de pagamento aos funcionários. Por meio desse instrumento, as empresas ficam desobrigadas de pagar aos credores por algum tempo, mas têm de apresentar um plano para acertar as contas e seguir em operação.
A empresa
A Lavoro é a maior distribuidora de insumos agrícolas do Brasil e uma das líderes do mercado na América Latina. A companhia tem forte atuação no fornecimento de sementes, fertilizantes, defensivos e produtos biológicos. Fundada em 2017 pelo Pátria Investimentos, a Lavoro atua no Brasil, na Colômbia, no Uruguai e no Equador.



