Brasileiro Adolpho Veloso vence Spirit Awards e Wagner Moura entrega prêmio


Wagner Moura e Adolpho Veloso

O diretor de fotografia brasileiro Adolpho Veloso, 36, venceu a categoria de Melhor Fotografia na 41ª edição do Film Independent Spirit Awards e recebeu o prêmio das mãos do também brasileiro Wagner Moura.A cerimônia de entrega de prêmios ocorreu neste domingo (15) e também premiou o longa-metragem “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, em…

O diretor de fotografia brasileiro Adolpho Veloso, 36, venceu a categoria de Melhor Fotografia na 41ª edição do Film Independent Spirit Awards e recebeu o prêmio das mãos do também brasileiro Wagner Moura.A cerimônia de entrega de prêmios ocorreu neste domingo (15) e também premiou o longa-metragem “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, em Melhor Filme Internacional.

Adolpho Veloso foi premiado pelo trabalho no filme americano “Sonhos de Trem”. A vitória reforça o destaque do brasileiro na temporada de prêmios. Ele também venceu o Critics Choice Awards e está indicado ao Oscar 2026 na mesma categoria.

“Sonhos de Trem” segue Robert Grainier, um trabalhador ferroviário e madeireiro no início do século 20 no oeste americano, que enfrenta a solidão e o luto após uma tragédia familiar, refletindo sobre a passagem do tempo, a perda e o impacto do progresso industrial na natureza e na vida humana, numa jornada poética e visualmente deslumbrante sobre a memória e a busca por sentido.

Descrito como uma obra contemplativa e de narrativa sensível, “Sonhos de Trem” convida o espectador a refletir sobre questões profundas como o preço do progresso, a evolução humana e a importância da simplicidade no cotidiano. A produção se destaca por sua abordagem poética e emocionante, características que têm cativado o público e críticos.

Carnaval brasileiro

Encarregado de entregar a estatueta, Moura iniciou o protocolo em inglês: “O Film Independent Spirit Award vai para…”, mas logo rompeu a formalidade ao anunciar o vencedor em sua língua nativa. “Eu tô muito feliz com isso. Adolpho Veloso!”, celebrou Moura.

Ao receber o troféu, Veloso brincou com a presença do compatriota, afirmando que a dupla brasileira já garantia um “Carnaval” no evento. Em seu discurso de agradecimento, o diretor destacou a importância da representatividade latina na indústria global.

“Que ano incrível para o Brasil. Estou muito feliz por representar o Brasil, a América Latina e todos os imigrantes. Por último: vai, Brasil! Vai, Corinthians!”, declarou o diretor de fotografia em uma noite histórica para o cinema nacional.

Veloso foi premiado por seu trabalho no longa-metragem americano “Sonhos de Trem”, confirmando o favoritismo na temporada após também vencer o Critics Choice Awards e garantir uma indicação ao Oscar 2026.





Fonte:Source link