Nutricionista revela as 3 melhores frutas para aliviar a ressaca


Ao longo do Carnaval, torna-se comum aumentar o consumo de bebidas alcoólicaspor vezes, de forma exagerada, provocando a “famosa” ressaca. No período da folia, ocorre a redução da ingestão de água e mais tempo em jejum ou com refeições irregulares. Esse combo nada saudável favorece a desidratação, queda de glicemia, perda de minerais e sobrecarga do fígado e do sistema digestivo.

Pós-graduada em nutrição clínica funcional, Fernanda Medeiros, que atende em Natal (RN), lista três frutas que ajudam a amenizar a ressaca, o que abrange sintomas físicos e mentais decorrentes da ingestão exagerada de bebidas alcoólicas. Os efeitos pioram quando combinados com má alimentação e maior esforço físico.

Nutricionista revela as 3 melhores frutas para aliviar a ressaca - destaque galeria

Após o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, é comum sentir ressaca no dia seguinte
1 de 4

Após o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, é comum sentir ressaca no dia seguinte

Pexels

A ingestão de álcool em excesso prejudica o funcionamento do organismo
2 de 4

A ingestão de álcool em excesso prejudica o funcionamento do organismo

Getty Images

No dia seguinte ao exagero, o indivíduo costuma sentir enjoos, náuseas e dor de cabeça
3 de 4

No dia seguinte ao exagero, o indivíduo costuma sentir enjoos, náuseas e dor de cabeça

SimpleImages/Getty Images

Algumas frutas podem aliviar os sintomas da ressaca
4 de 4

Algumas frutas podem aliviar os sintomas da ressaca

Getty Images

Abaixo, confira o trio de frutas e como essas opções minimizam a ressaca:

Depois de citar as frutas, a especialista recomenda “complementar esse cuidado” com a água de coco: “A bebida atua como um repositor natural de líquidos e eletrólitos ao impulsionar a recuperação do organismo após a folia”. Segundo Fernanda, a opção tem potássio, sódio e magnésio, minerais com propriedades capazes de reduzir sintomas da ressaca, como dor de cabeça, tontura e mal-estar no dia seguinte.

Foto colorida de bananas inteiras e fatiadas - Metrópoles
A banana é uma das frutas com potencial de minimizar os efeitos da ressaca

A nutricionista pontua sobre a ação de cada uma das frutas: “O álcool provoca desidratação, inflamação leve e desequilíbrio de eletrólitos. A banana fornece potássio e carboidratos de fácil digestão, ao ajudar a estabilizar a glicemia e melhorar a disposição. Enquanto a melancia contribui para a reidratação e eliminação de toxinas, o abacaxi auxilia a digestão e reduz processos inflamatórios no trato gastrointestinal.”

Conforme a especialista em saúde intestinal, a banana e a melancia atuam de modo a fornecer energia e a reduzir a absorção rápida do álcool. “Durante o dia ou entre um evento e outro, a água de coco é uma excelente opção para manter a hidratação”, defende. Após a folia ou no “dia de ressaca”, as frutas devem ser consumidas no café da manhã ou em preparações leves, a exemplo de vitaminas ou bowls.

Em casos de enjoo ou estômago sensível, Fernanda Medeiros aconselha associar a ingestão das frutas com uma fonte leve de proteína, como iogurte natural, para melhorar a tolerância gástrica e favorecer a recuperação. Para evitar a ressaca no dia seguinte, a nutricionista instrui intercalar o consumo de bebida alcoólica com água ou água de coco por ajudar a manter a hidratação.

Foto colorida de uma mulher cortanto uma melancia sobre uma mesa de cadeira - Metrópoles.
As frutas ajudam a fornecer energia e a reduzir a absorção rápida do álcool

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.





Metropole