Viradouro conseguiu liminar para levar “mini” Mestre Ciça ao desfile


Campeã do Carnaval de 2026 após desfile na Sapucaí, a Viradouro precisou de uma liminar judicial para colocar na avenida Vitor Gabriel da Costa (foto em destaque), um menino de 12 anos que homenageou o Mestre Ciça.

Renomado mestre de bateria que conduziu a escola a dois títulos e ajudou na consagração do quarto, Mestre Ciça foi homenageado com o samba-enredo “Para Cima, Ciça”.

A apresentação, que emocionou o público na Sapucaí, contou com a presença do próprio Ciça na comissão de frente — justamente o setor em que a única criança levada pela Viradouro poderia se apresentar.

A escola, ligada ao bicheiro Antônio Petrus Kalil, o Turcão, conseguiu o aval da 1ª Vara da Infância e da Juventude Protetiva da Comarca da Capital, autorizando que Vitor Gabriel desfilasse na comissão de frente, com vedação expressa à participação em carros alegóricos.

O menino apareceu sambando cercado por malandros e recebeu a visita de um “leão”, estrutura articulada que integrava a encenação. Em seguida, subiu em um tripé — espécie de alegoria menor — e dançou diante do sambista homenageado.

A autorização judicial foi necessária porque o artigo 149 do Estatuto da Criança e do Adolescente exige decisão da Justiça para a participação de menores desacompanhados dos pais em eventos desse porte.

Conforme apurou a coluna, com base em vídeos disponíveis na internet e na transmissão oficial do desfile, a decisão judicial foi cumprida, já que era autorizada a subida no tripé e vedada a ida a carro alegórico, como o “Bonde do Caveira”. A Viradouro levou 301 pessoas à avenida.

A liminar, expedida em 9 de fevereiro, também autoriza a participação do menino no Desfile das Campeãs, no sábado (21/2), na Sapucaí, seguindo as mesmas restrições. A escola não divulgou como será esse desfile.

Viradouro conseguiu liminar para levar “mini” Mestre Ciça ao desfile - destaque galeria

Vitor Gabriel comemora o título da Viradouro
1 de 6

Vitor Gabriel comemora o título da Viradouro

Viradouro/Reprodução

Criança que homenageou Mestre Ciça
2 de 6

Criança que homenageou Mestre Ciça

Bruno Rezende/Divulgação

Mestre Ciça no desfile do Unidos do Viradouro no  Carnaval 2026
3 de 6

Mestre Ciça no desfile do Unidos do Viradouro no Carnaval 2026

Tata Barreto | Riotur

Desfile do Unidos do Viradouro no Carnaval 2026
4 de 6

Desfile do Unidos do Viradouro no Carnaval 2026

Marco Terranova | Riotur

Desfile do Unidos do Viradouro no Carnaval 2026
5 de 6

Desfile do Unidos do Viradouro no Carnaval 2026

Wagner Meier/Getty Images

Desfile do Unidos do Viradouro no  Carnaval 2026
6 de 6

Desfile do Unidos do Viradouro no Carnaval 2026

Alexandre Macieira | Riotur

Pontuação

A Viradouro gabaritou todos os nove quesitos e encerrou a apuração com 270 pontos. A escola recebeu duas notas 9,9 — em Fantasias e Samba-Enredo —, ambas descartadas.

O enredo deste ano contou ainda com a participação da atriz Juliana Paes, que reassumiu o posto de rainha de bateria após quase 20 anos longe da avenida.



Metropole