O executor do vereador de Magé (RJ) Silmar Braga de Souza (PP) foi identificado como Gutemberg Andrade de Santana (foto em destaque).
O atirador, que estava em uma moto no momento em que emboscou o político e o assassinou na porta de casa, está foragido e é procurado pela polícia.
A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) concluiu o inquérito sobre o assassinato do vereador nessa quinta-feira (19/2) e indiciou o mandante e o executor. O homicídio foi cometido em janeiro do ano passado.
De acordo com as investigações, o vereador foi friamente atraído para uma emboscada. O atirador se aproximou em uma motocicleta e efetuou diversos disparos direcionados, impossibilitando qualquer chance de defesa.
Imagens:

Vereador morto a tiros em emboscada
Imagem cedida ao Metrópoles

Silmar Braga de Souza
Imagem cedida ao Metrópoles

Executor do crime
Imagem cedida ao Metrópoles
A apuração revelou que o crime foi meticulosamente planejado e executado de forma organizada, com divisão clara de tarefas entre mandante e executor.
Ao longo das diligências, a DHBF reuniu provas técnicas — incluindo análise de imagens, dados telemáticos e registros telefônicos — que comprovaram a intensa comunicação entre os dois investigados nos dias que antecederam o crime e também na data do assassinato.
Diante das evidências, o delegado responsável pela investigação pediu, e a Justiça autorizou, a prisão preventiva da dupla.
O apontado como mandante está preso, e as equipes seguem em diligências para localizar e capturar o executor, considerado foragido.



