A Defesa Civil liberou o trecho da Serra do Guaraú, em Peruíbe, no litoral sul de São Paulo, que havia sido interditado na manhã deste sábado (21/2), em razão das chuvas que atingem o município.
A estrada foi reaberta através de comboio nos dois sentidos, por volta das 14h40 deste sábado. Segundo a Prefeitura de Peruíbe, a liberação ocorre de forma controlada, com o acompanhamento da equipe no local.
Enquanto a serra estava fechada, houve um ponto com queda de barreira (vídeo acima). Segundo a Defesa Civil, a interdição, que havia sido realizada de forma preventiva, “pode ter salvo motoristas de terem sido surpreendidos pela queda de barreira”.
Após a pista ser limpa, agentes da Defesa Civil estão aplicando medidas preventivas de contenção da erosão, cobrindo a encosta com lona vinílica que impede infiltração na encosta e impede novas erosões.
Os motoristas que passarem pelo local devem manter atenção redobrada e seguir rigorosamente as orientações dos agentes.
Não houve registro de ocorrências graves na cidade.
Interdição da Serra do Guaraú
A Defesa Civil explicou que a interdição se deu de forma preventiva devido ao alto risco de alagamentos e deslizamentos. Até às 11h, a cidade havia acumulado 176 mm de pluviosidade, o equivalente a 90% de todo volume esperado para o mês.
Os núcleos de chuva começaram a se intensificar na região do litoral sul com áreas de forte intensidade por volta das 8h.
Dois alertas Cellbroadcast foram encaminhados ao município. O primeiro foi sobre as fortes chuvas e o segundo, sobre a interdição da Serra do Guaraú e o risco de deslizamentos de terra.



