O empresário Lucas Kallas, presidente do Conselho da Cedro Participações, planeja atender a demanda global por minério de alto teor focado na descarbonização. A companhia investe cerca de US$ 700 milhões na construção de uma planta voltada à produção de pellet feed de redução direta em Mariana, Minas Gerais.
O pellet feed é um concentrado de minério de ferro de altíssimo teor, finamente moído (pó), utilizado como matéria-prima principal para a fabricação de pelotas (pellets) de minério de ferro. Destaca-se por ter baixos níveis de impurezas e alta eficiência, sendo essencial para a produção de aço mais limpo, podendo reduzir em até 50% as emissões de carbono na siderurgia.
Devido à sua pureza, é considerado o futuro da mineração sustentável, essencial para o mercado de siderurgia de baixo carbono. Muito demandado na Europa e no Oriente Médio, tem alto valor vomercial, sendo um produto estratégico com oferta limitada no mercado global.
O projeto da Cedro Participações utiliza tecnologia de empilhamento a seco sem o uso de barragens e possui parceria com a Vale para a compra integral da produção e operação logística.



