Search

Instituto de Arquitetos coordena construção de banheiros em comunidades de AL


Tomar banho com privacidade, usar um sanitário adequado e contar com condições mínimas de higiene ainda não faz parte da rotina de muitas famílias alagoanas. Embora o acesso ao saneamento básico seja um direito garantido pela legislação brasileira, os indicadores mostram que a realidade está longe da universalização.

Dados do Censo 2022 do IBGE revelam que apenas 48,5% dos domicílios alagoanos possuem acesso a uma estrutura considerada adequada de saneamento básico, colocando o estado entre os piores indicadores do país.

Para combater esse contexto, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de Alagoas (IAB/AL) vai executar um projeto sem precedentes e coordenar a construção de 135 banheiros em territórios de extrema vulnerabilidade social do Estado.

Estão previstas 80 unidades sanitárias em Maceió e 55 em Arapiraca. Todas habitações precárias, que não contam com banheiro nem ligação de saneamento básico.

As ações vão acontecer por meio do Programa Periferia Viva – Reformas, do Governo Federal, executado pelo Ministério das Cidades. No final de maio, o IAB/AL teve 12 projetos aprovados no edital do programa, que vai destinar cerca de R$ 350 mil para cada conjunto de 10 unidades reformadas.

A vice-presidente do IAB/Alagoas, a arquiteta e urbanista arapiraquense Rosângela Carvalho, coordenadora do projeto, explica que a execução financeira será feita pela Caixa Econômica Federal. As prefeituras entram como parceiras. Toda a parte de projetos e reformas será coordenada pelo instituto de arquitetos.

“Quando falamos em saneamento, muitas vezes pensamos apenas em obras e infraestrutura. Mas estamos falando de saúde, de dignidade e de qualidade de vida. Ainda existem famílias vivendo sem condições sanitárias adequadas dentro de casa. O Periferia Viva nos permite chegar a essas pessoas e contribuir para transformar essa realidade”, afirma Rosângela.

ABORDAGENS NAS COMUNIDADES

As habitações aptas a receberem a reforma e construção de banheiros foram previamente mapeadas pela equipe do IAB/AL. Em Arapiraca, a meta é de 55 unidades concentradas no Bairro Manoel Teles, abrangendo ruas como Abel Monteiro de Maia, Gregório Neves da Silva e Pedro Neto dos Santos.

Por lá, as abordagens às comunidades já iniciaram. Equipes técnicas estão realizando visitas domiciliares em comunidades de Maceió e Arapiraca. O trabalho consiste no levantamento das condições dos imóveis e das necessidades existentes em cada residência.

Já em Maceió, a ação contemplará 80 moradias distribuídas em 8 comunidades em áreas como Bom Parto (I e II), Vergel, Brejal, Virgem dos Pobres, Favela do Peixe e Chã de Bebedouro. A reunião do IAB/AL com representantes do município vai ocorrer no final desta semana.

Pelas regras do Programa Periferia Viva, as famílias beneficiadas precisam assinar um contrato de adesão. A ação é gratuita para inscritos no CadÚnico ou aposentado pela LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social).

Para a presidente do IAB-AL, Josemée Lima, a iniciativa enfrenta um problema que permanece invisível para parte da sociedade. “É um grande projeto que busca dar mais dignidade para as famílias e combater o déficit de saneamento básico. Nós do IAB/AL defendemos o direito à habitação e a uma cidade melhor para todos. Não ter um banheiro em casa é inimaginável para muitos de nós, mas é uma realidade dura para milhares de pessoas”, finaliza Josemée.



Fonte: TNH1