14 ANOS
Operação registra mais de 5 mil ações de fiscalização desde 2012
A Operação Lei Seca em Alagoas completa 14 anos neste domingo (28) com um balanço expressivo no combate à combinação entre álcool e direção. Desde o início das atividades, quase 16 mil condutores em situação de alcoolemia foram retirados das ruas em todo o Estado.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!
Desenvolvida pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) em parceria com a Polícia Militar de Alagoas (PMAL), a operação alia ações educativas e fiscalizações ostensivas com o objetivo de reduzir acidentes e salvar vidas no trânsito.
Leia também
De acordo com os dados divulgados, ao longo desses 14 anos foram realizadas 5.575 operações, com 338.690 veículos abordados e 355.603 testes do etilômetro aplicados. Nesse período, 15.910 motoristas foram autuados por dirigir sob efeito de álcool e 2.313 acabaram presos em flagrante.
O coordenador da Operação Lei Seca em Alagoas, tenente-coronel Eduardo Alex, destaca que o foco do trabalho é preventivo. Segundo ele, a presença constante das equipes nas ruas busca evitar tragédias provocadas por motoristas alcoolizados.
“Estamos diariamente em diversos pontos do Estado com o objetivo de impedir que condutores embriagados provoquem acidentes e destruam famílias. Nossa prioridade é salvar vidas”, afirmou.
Somente entre janeiro e maio de 2026, as equipes realizaram 23.777 testes de alcoolemia em mais de 22 mil veículos abordados. Nesse período, 950 casos de embriaguez ao volante foram identificados, resultando em cerca de 200 prisões em flagrante.
Para o diretor-presidente do Detran/AL, Marco Fireman, os resultados são reflexo de investimentos contínuos em estrutura e tecnologia. Ele ressalta que a operação também tem papel educativo na mudança de comportamento dos motoristas.
“A atual gestão tem investido em viaturas, etilômetros, drones, motocicletas, além de equipamentos de proteção e conectividade. Mais do que fiscalizar, nosso objetivo é transformar a cultura no trânsito. Cada motorista retirado de circulação sob efeito de álcool representa uma vida preservada”, destacou.
Entre os equipamentos utilizados atualmente estão novos etilômetros ativos e passivos, drones de monitoramento, barreiras móveis, motocicletas, coletes de proteção e sistemas de internet móvel para apoio às equipes em campo.




