Mentorado de Marçal é suspeito de alugar e sumir com 40 caminhões


“Ele era motorista de caminhão. Hoje, ele tem uma das maiores empresas da América Latina de logística. Esse ano de 2024, já vai bater duas mil placas de carreta, caminhão, os trem doido (sic)”, disse o então coach Pablo Marçal, em 2024, sobre um de seus mentorados, o empresário Vanderson de Melo, durante uma palestra a seguidores.

O “mentorado” de Marçal foi seu apoiador de campanha eleitoral, esteve em eventos do pleito à Prefeitura de São Paulo, incluindo debate em televisão, e até pescaria. Assim como o “mentor”, Vanderson também se considera influenciador e dá palestras sobre sua história de sucesso.

O empresário gosta de expor carrões de luxo e viagens ao exterior em suas redes. No entanto, inquéritos e processos judiciais mostram uma outra faceta do caminhoneiro que vende ao público uma trajetória inspiradora.

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Caminhões alugados e nunca devolvidos por Vanderson de Melo foram encontrados até em terreno no Pará

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Vanderson de Melo é mentorado de Pablo Marçal. Próximo do ex-coach, é usado como exemplo de sucesso de seus seguidores e também vende sua “história de sucesso” em palestras

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Caminhões alugados foram localizados sendo transportados na caçamba de outro caminhão

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Em 2020, o Grupo Brasil Novo, empresa de caminhões de Vanderson, firmou um contrato com uma gigante do setor de logística para alugar 40 caminhões. O tempo passou, a empresa entrou em crise financeira e ele parou de pagar as mensalidades — hoje, a dívida está em R$ 7,2 milhões. Também não devolveu os caminhões.

A Justiça autorizou buscas e apreensões para recuperar a frota. Até hoje, 18 caminhões não apareceram. Outros 22 foram escondidos das formas mais criativas. Uns tiveram placas trocadas, outros foram levados para locais afastados da sede da empresa, sem GPS.

O esquema funciona assim: troca-se a placa de um caminhão que é objeto de bloqueio judicial por outra sobre a qual não recai qualquer ordem da Justiça. Assim, o veículo roda e os credores nunca o encontram.

Troca de placas

Como mostrou o Metrópoles, em duas oportunidades, o caso foi parar na polícia. No início de junho, advogados da empresa proprietária dos caminhões foram a um endereço em Barueri, na região metropolitana de São Paulo, para levar caminhões embora.

Quando chegaram lá, se depararam com funcionários correndo para tirar as placas dos caminhões que foram encontrados — tudo foi acompanhado por um oficial de Justiça e filmado.

Em outra oportunidade, dois caminhões foram flagrados com placas frias pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em uma rodovia no Rio Grande do Sul. Os agentes pararam os veículos e descobriram junto à seguradora a dívida que deu ensejo ao bloqueio deles.

Advogados da empresa dona dos caminhões já encontraram os veículos cobertos por lonas em um terreno em Redenção, no Pará, e em estados como Mato Grosso, Santa Catarina e Maranhão.

Recentemente, encontraram até dois caminhões sendo transportados na caçamba de um outro caminhão na rua — nesse caso, acabaram escapando com o veículo, que não foi apreendido.

Crise financeira

No último dia 23, após o Metrópoles mostrar o caso, o empresário correu para as redes sociais para se justificar. Disse que a empresa entrou em um “blackout financeiro” e que estuda até encolher a estrutura.

Não comentou o caso das trocas de placas de caminhões, nem apreensões da polícia, mas disse que não há “nada além” da crise financeira vivida pela empresa. “Estamos tomando todas as medidas possíveis por todas essas barbaridades que estão falando por aí”, disse.

“Quando se faz algo que tem uma trajetória de sucesso, ninguém dá muita importância. Agora, quando acontece qualquer deslize ou qualquer momento pontual realmente de dificuldade, todo mundo joga a primeira pedra”, afirmou.



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