Após K-pop e cosméticos, moda coreana pode ser novo destaque global


Nos últimos anos, a ascensão de estrelas do K-pop e o sucesso dos elogiados cosméticos colocaram a Coreia do Sul em evidência. Uma área que também é forte no país asiático e pode vir a se tornar o próximo destaque global coreano é a moda, presente na identidade de popstars e grupos locais, e no trabalho de marcas que vêm ganhando destaque, como a Gentle Monster e a Stylenanda, já reconhecidas internacionalmente.

Vem saber mais sobre a chamada “Onda Coreana”, ou “hallyu”, quando se trata do setor de moda! Os dados são do portal Business of Fashion.

Desfile de moda na Seoul Fashion Week - Metrópoles
Performance do grupo de dança Hook no desfile da grife (Corp.) Gravity no Seoul Fashion Week, em fevereiro

K-pop e cosméticos: de onde vem a “onda”

O alto interesse global no mercado coreano, como mencionado anteriormente, em grande parte, vem do entretenimento – com exemplos como os grupos musicais BTS e Blackpink, além da série Round 6, da Netflix – e dos cosméticos produzidos no país, que têm uma legião entre usuários do TikTok e entusiastas da beleza. A oferta da chamada K-beauty teve um crescimento no mercado dos Estados Unidos, por exemplo.

Quando se trata de moda, no entanto, ocupar o espaço hoje preenchido por etiquetas europeias e norte-americanas, em termos de alcance e poder de marca, ainda é um desafio para as grifes coreanas, especialmente fora da Ásia. O Japão, por exemplo, tem marcas renomadas como Comme des Garçons e Issey Miyake. A coreana Gentle Monster, presente em 13 países, é um ponto fora da curva nesse aspecto.

Grupo de K-pop Blackpink - Metrópoles
Lisa, Jisoo, Jennie e Rosé, do grupo Blackpink

 

Grupo de K-pop BTS - Metrópoles
Aqui, os integrantes do BTS

 

Pessoas vestidas como na série sul-coreana Round 6 - Metrópoles
Participantes de evento da temporada 3 de Round 6, série sul-coreana da Netflix

 

2023 K-Beauty Expo, em Seul, na Coreia do Sul - Metrópoles
Visitantes na K-Beauty Expo Korea, em 2023

Evidências do destaque coreano

Os agentes globais têm olhado para a moda da Coreia do Sul, há anos em ascensão. Os exemplos recentes incluem Nike, que colaborou com a etiqueta de moda feminina Hyein Seo, e da linha de óculos inteligentes da Google com a Gentle Monster, sem falar no convite feito pela feira italiana Pitti Uomo à grife masculina Post Archive Faction (PAF).

Apesar de distantes de números das semanas de moda de Paris e Milão, para citar as mais famosas do mundo, o Seoul Fashion Week teve um número recorde de pedidos de compradores para as coleções de outono/inverno deste ano. O valor, de US$ 6,7 milhões, ultrapassou os US$ 5,6 milhões de 2024 para a mesma temporada, demonstrando um crescimento na demanda.

Loja da grife sul-coreana Gentle Monster, na China - Metrópoles
Loja da grife Gentle Monster em Xangai, na China

Características da moda coreana

Um dos grandes atrativos das marcas coreanas que têm ganhado espaço globalmente é abordagem jovem e moderna para pessoas que, apesar de acessíveis, fogem do fast fashion e carregam um toque individual e não-convencional, mesmo nos itens mais essenciais. Diferentemente da moda japonesa, por exemplo, que carrega elementos do workwear e costuma ter um tom mais tradicional.

Na galeria abaixo, veja alguns desfiles do Seoul Fashion Week:

1 de 5

JISOO BAIK

Justin Shin/Getty Images

2 de 5

KUMANN YHJ

Justin Shin/Getty Images

3 de 5

Youser

Justin Shin/Getty Images

4 de 5

L’EAU ET

Justin Shin/Getty Images

5 de 5

RE RHEE

Justin Shin/Getty Images

 

Celebridades adeptas da K-fashion

Entre os famosos, a K-fashion conquistou nomes como a cantora Rihanna, que já apareceu a bordo de peças da Hyein Seo, e o rapper Kendrick Lamar, que se apresentou com uma jaqueta da Post Archive Faction no programa Saturday Night Live.

Rihanna no MTV Movie Awards 2014, vestindo a grife sul-coreana Hyein Seo - Metrópoles
Rihanna usando a grife sul-coreana Hyein Seo em 2014, no MTV Movie Awards

As duas marcas, atualmente, estão com planos para abrir novas lojas em Seul e estrear pontos físicos em cidades do Japão e Nova York, nos Estados Unidos.





Metropole