O deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT) foi eleito, nesse domingo (6), como o novo presidente do Partido dos Trabalhadores em Alagoas (PT/AL). A eleição contou com a participação direta de filiados e registrou uma das maiores mobilizações internas do partido nos últimos anos.
A disputa envolveu três chapas: Ronaldo Medeiros, da corrente Resistência Socialista, liderou a chapa “Renova PT Alagoas”; Dafne Orion, da CNB, concorreu pela chapa “Coração Petista”; e Paulo Henrique Barbosa Mateus disputou pelo movimento Diálogo e Ação Petista (DAP).
Leia também
Segundo dados do TSE, o PT em Alagoas conta com mais de 193 mil filiados ativos — o maior número registrado desde 2009. A eleição foi precedida por uma decisão da Executiva Nacional que reconheceu 3.386 filiações que haviam sido indeferidas no estado, fato que influenciou diretamente no resultado.
Logo após a confirmação da vitória, Ronaldo Medeiros publicou um vídeo em suas redes sociais agradecendo os votos e destacando a dimensão do resultado. “Esse projeto que em todos os momentos eu falo que é um projeto coletivo, que é um projeto feito a várias mãos, estamos conseguindo uma vitória muito grande. Vocês não imaginam o tamanho ali. E você, você sabe disso, dessa vitória”, afirmou.
No discurso, ele mencionou os objetivos do grupo político que o elegeu. “Uma vitória de um grupo político que quer construir, que quer respeitar a opinião do outro ou da outra, mesmo que seja uma opinião contrária, que quer dar a vitória do presidente Lula aqui em Maceió no próximo ano, que quer eleger mais vereadores, vereadoras, que quer ter deputados, deputadas, que quer ter senador”, disse.
Ele também agradeceu aos filiados que participaram do processo de votação. “Você que é filiado ou filiada do Partido dos Trabalhadores, que votou no Ronaldo 300, nós teremos uma grande responsabilidade e retribuiremos isso com políticas”, declarou.