
Theatro Homerinho está localizado no bairro de Jaraguá
Nos dias 13, 20 e 27 de julho de 2025, o Theatro Homerinho, no bairro do Jaraguá, em Maceió, será o palco da Mostra Cine Conexões – Alagoas, Direitos e Juventude Negra. Em sua primeira edição, o evento chega com a proposta de valorizar a produção audiovisual alagoana, promover o protagonismo da juventude negra e…
Nos dias 13, 20 e 27 de julho de 2025, o Theatro Homerinho, no bairro do Jaraguá, em Maceió, será o palco da Mostra Cine Conexões – Alagoas, Direitos e Juventude Negra. Em sua primeira edição, o evento chega com a proposta de valorizar a produção audiovisual alagoana, promover o protagonismo da juventude negra e reforçar o cinema como ferramenta de transformação social. A entrada é gratuita em todos os dias da programação.
Realizada pelo Instituto de Vivências Artísticas (IVA), a Mostra terá exibição de 14 filmes — entre curtas de ficção e documentários — que abordam temas como cidadania, identidade, direitos humanos, ancestralidade, cultura popular e as múltiplas expressões da juventude negra no estado. O evento também promove debates com realizadores, pesquisadores e ativistas, criando um espaço potente para o diálogo e a reflexão coletiva sobre os desafios e as conquistas de uma juventude que resiste e reinventa seu lugar na sociedade.
A mediação dos debates será realizada por Lucimar Santos, alagoana, educadora antirracista, pesquisadora e brincante, que une cultura popular, arte e educação para fortalecer identidades negras, combater o racismo e transformar realidades com afeto, escuta e compromisso social.
A abertura será marcada pela estreia do filme convidado “Amor e Amor”, do cineasta alagoano Matheus Cabral, uma obra que traz à tona uma narrativa sensível e potente sobre afetos LGBTQIAPN+. O filme propõe um olhar íntimo e autêntico sobre relações que desafiam as imposições sociais e encontram no afeto um caminho de cura, liberdade e resistência.
Entre os títulos selecionados para a programação estão: O rap pelo rap, Black house: jazz é o corre, Feira de Ibateguara, Cultura contada, Por trás dos prédios, O boi do Canário, vive!, Espaços de resistência em saúde de Alagoas, No batente, Ainda escuto o céu embaixo d’água, Uma carta para o mundo, Mané, Rezo mantra, Módulo 03 e Por trás do nariz vermelho.
As sessões e os debates acontecerão sempre aos domingos, no Cine Theatro Jaraguá Homerinho, reunindo artistas, coletivos culturais, estudantes e o público em geral em torno de obras que buscam provocar reflexões e inspirar mudanças.
A curadoria da Mostra Cine Conexões reúne três artistas com trajetórias marcadas pelo compromisso com a arte, a cultura e as narrativas que emergem das periferias e comunidades tradicionais. Ivana Iza, atriz, diretora e documentarista, é também fundadora do Theatro Homerinho e traz uma vasta experiência nos palcos e no cinema. Alex Walker, artista multidisciplinar com destaque na cena audiovisual alagoana, é reconhecido por trabalhos que dialogam com identidade e crítica social. Já Huebert Missano, diretor e roteirista à frente da BeStory Filmes, une propósito, tecnologia e sensibilidade na criação de obras que abordam questões sociais e ambientais. Juntos, eles assinam uma curadoria que valoriza a diversidade de vozes e a potência criativa de Alagoas.
O evento será realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.
Serviço
Mostra Cine Conexões – Alagoas, Direitos e Juventude Negra
Datas: 13, 20 e 27 de julho de 2025
Local: Theatro Homerinho – Jaraguá, Maceió/AL
Entrada gratuita – Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do evento.
Mais informações e programação completa: @theatrohomerinho
Fonte:Source link