Um fenômeno astronômico conhecido como “lua negra” ocorrerá neste fim de semana nas Américas do Sul e do Norte. O evento, que acontece quando duas luas novas surgem no mesmo mês, atingirá seu auge à meia-noite desta sexta-feira (22/8). Nas redes sociais, o fenômeno tem gerado discussões por sua associação com lendas apocalípticas.
A lua nova acontece quando o satélite natural se posiciona entre a Terra e o Sol, ficando completamente na sombra e invisível para observadores na superfície terrestre. Quando este fenômeno ocorre duas vezes no mesmo mês, recebe a denominação popular de “lua negra”.
Grupos religiosos associam frequentemente o evento a textos bíblicos sobre o fim dos tempos, citando passagens bíblicas que fazem referência aos astros.
Walter Freeman, professor de Física na Universidade de Syracuse, nos Estados Unidos, explicou ao Daily Mail que não há fundamento científico para preocupações. “A lua negra nada mais é do que a segunda lua nova em um mesmo mês. Se a primeira acontece logo no início, pode haver tempo para que uma segunda ocorra antes do mês terminar. Do ponto de vista científico, é idêntica a qualquer outra lua nova”, explicou o especialista.
Na maior parte do mundo, a próxima Lua Negra poderá ser vista em 22 e 23 de agosto, conforme o site Time and Date.