
Carroça Literária une tradição e inovação para transformar a vida cultural em Coruripe
Iniciativa reconhecida por editais estadual e municipal integra literatura, artesanato, artes cênicas e audiovisual
O povoado Barreiras, em Coruripe, ganhou um novo marco cultural com a inauguração do ponto de cultura Carroça Literária Viajando com a Cultura, na última quarta-feira (20).
Fruto da mobilização comunitária e do reconhecimento em editais estadual e municipal, o espaço valoriza a leitura, o artesanato, as artes cênicas e agora também o audiovisual, fortalecendo a identidade e o sentimento de pertencimento da comunidade.
A iniciativa é da Associação de Cultura, Meio Ambiente e Desporto de Barreiras de Coruripe Prof. Edith Possidônio Reis, presidida pela Mestra Juvina, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Governo Federal, operacionalizados pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), e pela Prefeitura de Penedo.
Além da inauguração, a comunidade recebeu um kit de cinema da Lei Paulo Gustavo, adquirido via edital municipal, que permitirá a realização de exibições audiovisuais, oficinas de formação e mostras comunitárias, ampliando o acesso ao cinema e promovendo a democratização cultural.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a força do projeto e a importância de apoiar diretamente quem mantém a cultura viva nas comunidades.
“A verdadeira transformação cultural nasce na ponta, com mestres, coletivos e associações que carregam a tradição no dia a dia. O Governo de Alagoas tem a responsabilidade de reconhecer e fortalecer esse trabalho, oferecendo condições para que iniciativas como a Carroça Literária floresçam e continuem mudando vidas. É essa união entre poder público e comunidade que garante uma cultura viva, inclusiva e enraizada no nosso povo”, declarou.
Já o superintendente de Economia Criativa, Fomento e Incentivo à Cultura, Wyllyson Santos, ressaltou a importância do fortalecimento técnico e institucional.
“Esse reconhecimento como ponto de cultura mostra a força da política pública quando chega ao território. O apoio por meio dos editais garante que projetos como este tenham condições de crescer, diversificar suas linguagens e ampliar o impacto cultural e social nas comunidades”, disse.
Com mais de uma década de atuação, a associação tem transformado vidas em Coruripe por meio de bibliotecas itinerantes, oficinas artísticas, capacitação de agentes culturais e eventos comunitários. Agora, com o título de ponto de cultura, a Carroça Literária se consolida como um polo permanente de identidade, resistência e produção cultural no Litoral Sul de Alagoas.
Fonte:Source link