Faz mal não lavar o cabelo todos os dias? Especialista esclarece


De tempos em tempos, surge nas redes sociais a polêmica: afinal, faz mal ficar muitos dias sem lavar o cabelo? Por praticidade, rotina corrida ou até como parte de métodos de hidratação, há quem opte por não higienizar os fios todos os dias. Mas você já pensou se há algum risco nisso?

Leia também

O hair stylist e visagista Diogo Geovanne aponta que passar muitos dias sem lavar o cabelo pode trazer alguns riscos tanto para a saúde do couro cabeludo quanto para a aparência dos fios.

“O acúmulo de oleosidade, suor, resíduos de produtos e poluição pode obstruir os poros, favorecendo a proliferação de fungos e bactérias, o que aumenta a chance de caspa, coceira e até dermatite seborreica”, afirma.

O profissional salienta que a sujeira acumulada deixa os fios pesados, sem brilho e com mau odor

O profissional ainda salienta que a sujeira acumulada deixa os fios pesados, sem brilho e com mau odor.

“Em cabelos muito oleosos, a falta de lavagem pode intensificar a queda, já que o excesso de sebo enfraquece o folículo.”

Já em cabelos ressecados, ficar longos períodos sem lavar pode provocar descamação do couro cabeludo.

7 imagensO protetor solar é o melhor amigo da pele, segundo dermatologistasA região dos olhos exige atenção redobradaTeste do skincare: descubra quão viciado você é em cuidados com a peleAutocuidado envolve diferentes áreas e é benéfico. Pressão por inserí-lo na rotina, entretanto, pode ser gatilho para problemas emocionaisDiante de uma quantidade enorme de produtos nas prateleiras, apenas uma dermatologista é capaz de identificar as necessidades da sua cútisFechar modal.1 de 7

Quando o assunto é beleza, limpeza e hidratação do rosto são os primeiros passos

Getty Images2 de 7

O protetor solar é o melhor amigo da pele, segundo dermatologistas

Getty Images3 de 7

A região dos olhos exige atenção redobrada

Getty Images4 de 7

Teste do skincare: descubra quão viciado você é em cuidados com a pele

Getty Images5 de 7

Autocuidado envolve diferentes áreas e é benéfico. Pressão por inserí-lo na rotina, entretanto, pode ser gatilho para problemas emocionais

Getty Images6 de 7

Diante de uma quantidade enorme de produtos nas prateleiras, apenas uma dermatologista é capaz de identificar as necessidades da sua cútis

Getty Images7 de 7

Atente-se sempre às recomendações de aplicação do produto. Adequação garante eficácia dos dermocosméticos

Getty Images

 

Além disso, o especialista acrescenta que o ideal é respeitar as necessidades de cada tipo de cabelo: “Alguns pedem lavagens mais frequentes, outros podem ficar mais dias sem lavar, mas nunca a ponto de prejudicar a saúde do couro cabeludo.”



Metropole