Uma nova operação dos Estados Unidos na Síria resultou na morte de uma liderança sênior do Estado Islâmico (ISIS), que ainda atuava no país. A informação foi divulgada por forças de segurança norte-americanas nesta quinta-feira (21/8).
O ataque foi conduzido por militares do Comando Central dos EUA (Centcom), que estão em operação no território sírio desde meados de 2014, como parte da coalizão internacional contra o grupo.
De acordo com o comando, a operação aconteceu na cidade de Atimah, no norte do país. A identidade do líder do ISIS morto não foi revelada. Ele, contudo, é apontado como uma figura chave no financiamento e planejamento de atentados na Síria e Iraque.
Leia também
-
Carta de diplomata brasileiro expõe contradição na Síria após massacre
-
Estados Unidos mata líder do Estado Islâmico em operação na Síria
-
Fuzis israelenses vão parar nas mãos do Estado Islâmico na África
-
Estado Islâmico ainda aterroriza o mundo e está presente em 22 países
Apesar de ter perdido força no Oriente Médio no final de década de 2010 e migrado as atividades para o continente africano, o ISIS continua operando na região.
Desde a queda de Bashar al-Assad e da incerteza provocada pela ascensão do novo governo interino, os EUA têm conduzido diversas operações no território Sírio. As mesmas resultaram na morte e detenções de membros remanescentes do Estado Islâmico no país.