símbolo cultural de Porto de Pedras é celebrado no Dia do Folclore – Prefeitura Municipal de Porto de Pedras


Em alusão ao Dia do Folclore, a Prefeitura de Porto de Pedras reforça a importância do Projeto Bobo Gaiato, uma das mais tradicionais manifestações culturais do município.

Reconhecido por sua irreverência, cores e alegria, o Bobo Gaiato atravessa gerações mantendo viva a identidade e a memória do povo portopedrense.

Mais do que uma expressão carnavalesca, o bobo representa o espírito comunitário, a valorização das tradições e o orgulho de pertencer à cidade.

Para os moradores, o Bobo Gaiato é um patrimônio afetivo, que reúne famílias, amigos e visitantes em um momento de celebração coletiva. Sua história, marcada pela criatividade popular, faz com que seja lembrado como um dos símbolos mais autênticos da cultura local.

”Para o nosso município, essa iniciativa tem um valor imenso. Além de me trazer memórias afetivas da infância, ela movimenta a cena cultural local, envolve jovens e artistas da terra, e reafirma Porto de Pedras como um polo de resistência e valorização da cultura popular nordestina. Além disso, é uma forma de homenagear a sabedoria e a alegria que marcaram gerações por aqui”, destacou o secretário de cultura, Thiago Santos. 

O fundador e coordenador do Bobo Gaiato, Thiago Souza Santos, conta que fazer máscara na década de 90 e início dos anos 2000 era quase uma obrigação.

”O bobo e a máscara é parte essencial da história de Porto de Pedras. Fazer máscara e sair de bobo era quase obrigação de cada menino e menina na década de 90 e início de 2000. Mestre Gilberto, Ildo da Bitinha e tantos outros mostravam que essa tradição era coletiva. Em todos os povoados havia quem fizesse, quem pintasse e quem saísse para brincar. É uma memória que molda a identidade do município”

A secretária-adjunta de Turismo do município, Livia Crisiane, reforça que iniciativas como o Bobo Gaiato são fundamentais para preservar as raízes de Porto de Pedras.

“O Projeto Bobo Gaiato é essencial para manter viva a tradição folclórica de Porto de Pedras. Ao resgatar as máscaras e brincadeiras dos bobos, estimula a criatividade das crianças e jovens, reforça o sentimento de pertencimento e ajuda a perpetuar uma identidade cultural que atravessa gerações. É também uma forma de valorização e reconhecimento do trabalho do Sr. Gilberto, que por tantos anos manteve essa tradição viva”

Mestre Gilberto como inspiração

Mestre Gilberto é a principal inspiração do grupo Bobo Gaiato, pois foi o grande mestre da tradição de máscaras de bobos na região, um legado que o coletivo Bobo Gaiato e a família do mestre mantêm vivo, reinventam e espalham através de atividades culturais como exposições e festividades.

 



Source link