Durante visita às obras da Ponte Penedo–Neópolis, nesta sexta-feira (26), ao lado do governador Paulo Dantas, o ministro dos Transportes, Renan Filho, celebrou o resultado de uma pesquisa de intenção de voto que o coloca em posição de liderança para a sucessão estadual de 2026. Em tom de confirmação, afirmou que sua candidatura representará “um novo salto” para Alagoas.
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“Recebo com muita humildade. Isso é fruto de um trabalho coletivo, do que fiz no passado e do que fazemos juntos agora. Vamos estar mobilizados para, em 2026, apresentarmos um novo projeto para Alagoas, para que o Estado dê um novo salto e siga melhorando a vida das pessoas, que tem sido a marca desses últimos anos”, declarou.
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Questionado se coordenaria a campanha à reeleição do presidente Lula em Alagoas, Renan foi categórico: “Não posso coordenar a campanha de ninguém porque eu vou ser candidato. Quem é candidato precisa coordenar a própria campanha”.
O ministro também defendeu Lula, a quem atribui os avanços recentes da economia. Citou o discurso do petista na ONU e a boa recepção internacional como demonstrações da relevância do Brasil. “Eu defendo o presidente porque acredito. O Brasil está no rumo certo, com máxima geração de empregos, investimentos em alta e inflação em queda”, disse.
Obras decisivas
Renan Filho detalhou obras que considera decisivas para transformar a infraestrutura alagoana. Garantiu que a duplicação da BR-101 será 100% entregue até o fim de 2026, lembrando que, ao assumir o ministério, diversos trechos estavam paralisados. “O povo de Alagoas sabe que comigo, com Paulo e com o presidente Lula em Brasília, a coisa anda. Agora retomamos todos os trechos e vamos entregar a obra completa até o final de 26”, afirmou.
Outra promessa foi a conclusão do VLT de Arapiraca, também prevista para 2026. O projeto, com 15 quilômetros de trilhos, será o primeiro transporte ferroviário urbano do interior do estado e, segundo Renan, “vai mudar completamente a mobilidade da cidade e elevar a autoestima da população”.
O ministro ainda citou o Arco Metropolitano de Maceió, a duplicação da BR-104 no trecho entre Messias e União dos Palmares, além da construção dos aeroportos de Penedo e Maragogi, que, segundo ele, irão fortalecer o turismo e a economia.
Ponte Penedo–Neópolis
A ponte que ligará os estados de Alagoas e Sergipe, no Baixo São Francisco, é considerada uma obra simbólica para a integração regional. O empreendimento encurtará distâncias, facilitará o escoamento da produção agrícola e pesqueira e deve impulsionar o turismo em cidades históricas como Penedo.
“Isso impulsiona o turismo da região, traz mais pessoas e novos investimentos. O que essa ponte vai superar aqui é uma barreira natural, o rio, que afastava Penedo das possibilidades de desenvolvimento do turismo”, destacou Renan Filho.
A estrutura em construção eliminará a necessidade da travessia por balsa, como ocorre atualmente. A ponte é uma demanda histórica da população dos dois estados.
Hoje, a travessia de balsa custa R$ 36 para veículos de passeio e R$ 5 para pedestres, com duração de 15 minutos. Com a nova ponte, cerca de 80 mil moradores serão beneficiados, ganhando mais conforto, rapidez e segurança no deslocamento, que passará a durar apenas dois minutos.
Com 1,08 quilômetro de extensão e 12,25 quilômetros de vias de acesso, a ponte também terá calçadas e ciclovias para atender aos pedestres e ciclistas. O projeto inclui ainda um vão central de 300 metros, que permitirá a navegação de embarcações no rio.
“Penedo era considerado fim de linha, até para colocar indústria, por uma questão de distribuição de materiais, era difícil. Mas agora essa realidade está mudando. Essa ponte vai realmente transformar a economia, o desenvolvimento da nossa cidade e possibilitar um avanço grande no turismo”, disse o prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes.
Até o momento, foram aplicados R$33 milhões, de um total previsto de R$203 milhões para a conclusão do projeto, que será entregue até o final do próximo ano.
Rodovia
Também nesta sexta, o ministro anunciou um investimento de R$ 41,2 milhões para a revitalização da BR-349/AL, rodovia recém-federalizada. As obras contemplam 126,9 quilômetros de extensão e devem beneficiar diretamente cerca de 300 mil moradores de seis municípios do litoral sul: Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, Penedo, Coruripe, Roteiro e Jequiá da Praia.
“Por onde passam carros, caminhões, ônibus, motos e pessoas, passa também o desenvolvimento. Com esse investimento, vamos elevar o padrão da BR-349 e impulsionar o crescimento da região”, declarou Renan Filho.
A BR-349 foi criada em dezembro de 2024, após a federalização das antigas rodovias estaduais AL-101, AL-455 e AL-105. A medida abriu espaço para que recursos federais fossem aplicados na via. O governador Paulo Dantas ressaltou a importância da intervenção: “Agora a BR-349 vai ser totalmente requalificada. Alagoas disputa as primeiras posições no ranking nacional de rodovias e não vamos perder esse destaque”.
As obras integram o Novo PAC e preveem recuperação do pavimento, melhorias na sinalização e implantação de trechos com terceira faixa e ciclovia.
Segundo o Ministério dos Transportes, apenas em 2024 o investimento do governo federal na melhoria da infraestrutura de transportes de Alagoas foi de R$ 354 milhões, um crescimento de 171,4% em relação a 2022, último ano do governo anterior, quando foram aplicados R$130,4 milhões.
Dentro do Novo PAC, Alagoas conta com R$ 6,2 bilhões previstos até o fim de 2026 em diferentes áreas, entre elas, a infraestrutura. Desse total, R$ 3,5 bilhões já foram executados, o que representa 57,5% do valor. Ao todo, o programa lista 523 empreendimentos no estado em diversos setores, entre eles obras de manutenção e restauração de rodovias.
Em agosto foi inaugurado mais um trecho duplicado da BR-101/AL, na altura do município de São Sebastião. A obra integra o pacote de dez grandes projetos de infraestrutura contemplados pelo Novo PAC em Alagoas, sendo nove em rodovias e um em ferrovia, que juntos somam R$1,8 bilhão em investimentos previstos para o setor de transportes no Estado.