Em meio à críticas contra o projeto orçamentário de Donald Trump, o bilionário Elon Musk propôs a criação de um novo partido político nos Estados Unidos, uma sigla que, segundo o dono da Tesla, “se importe com o povo”. A proposta do empresário foi divulgada por ele nesta segunda-feira (30/6) pelas redes sociais.
No X, Musk voltou a expressar sua insatisfação com o projeto de lei de Trump, batizado de “One Big Beautiful Bill Act” (Grande e belo projeto de lei, em português). A proposta, vista como uma das principais da atual administração norte-americana, busca cortar impostos e aumentar gastos em áreas como a de defesa.
“Se esse projeto de lei de gastos insanos for aprovado, o Partido América será formado no dia seguinte”, escreveu Musk no X. “Nosso país precisa de uma alternativa ao partido único Democrata-Republicano para que o povo realmente tenha voz”.
Leia também
-
Trump x Musk: crise no relacionamento pode impactar avanços espaciais?
-
Elon Musk: “Lamento algumas das minhas postagens sobre Trump”
-
Afastado de Trump, Musk critica protestos em LA: “Isso não está certo”
-
Do casamento ao divórcio: como se deu o fim da relação de Trump e Musk
Atualmente, o projeto tramita no Senado dos EUA, após ser aprovado na Câmara em 22 de maio. A expectativa do governo norte-americano é de que a proposta seja aprovada no início de julho.
5 imagens
Fechar modal.
1 de 5
Donald Trump e Elon Musk
Andrew Harnik/Getty Images2 de 5
Elon Musk e Donald Trump
Reprodução3 de 5
Andrew Harnik/Getty Images)4 de 5
Donald Trump e Elon Musk
Reprodução5 de 5
Brandon Bell/Getty Images
Depois de deixar o cargo de chefe do Departamento de Eficiência Governamental (Doge), em maio deste ano, Musk passou a criticar o governo Trump e fez inúmeras objeções ao megaprojeto econômico do republicano.
Trump reagiu às declarações públicas de Musk, e se mostrou “muito desapontado” com as críticas do bilionário.