O Censo de 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicou que 56% da população de 15 mil habitantes de Inhapi não possuem ligação em suas casas com a rede de abastecimento d´água. São milhares de famílias que vivem sem o líquido em suas torneiras e excluídas de um serviço básico e indispensável à cidadania, dependendo de cisternas,…
O Censo de 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicou que 56% da população de 15 mil habitantes de Inhapi não possuem ligação em suas casas com a rede de abastecimento d´água. São milhares de famílias que vivem sem o líquido em suas torneiras e excluídas de um serviço básico e indispensável à cidadania, dependendo de cisternas, caminhões pipa ou busca manual – e sofrida – de água em açudes ou reservatórios.
Mas um investimento de R$ 22,7 milhões destinado a Inhapi e ao sertão alagoano pelo deputado federal Arthur Lira (PP) começa a mudar, para melhor, a realidades destas populações que passarão a ter água tratada, limpa e encanada em casa. Os recursos assegurados por Lira estão sendo executados nas obras para implantação de um sistema de abastecimento que retira águas do Canal do Sertão, trata-as e as distribui para as residências das famílias, especialmente nas comunidades rurais.
A infraestrutura hídrica em implantação vai captar água no Canal do Sertão e deve estar concluída no final de 2026. Com obras avançadas, o sistema terá estação de tratamento, assentamentos de tubos, instalações elétricas e ligações da rede com as residências. Desta forma, os sertanejos e sertanejas de Inhapi terão água em suas torneiras e poderão realizar atividades simples, mas para eles dificultadas sem água encanada, como lavar louças, roupas, cozinhar, limpar suas casas, usar banheiro ou tomar banho com chuveiro.
“E este avanço não está somente em Inhapi. Estamos trabalhando para levar água encanada, tratada, limpa e própria para o consumo humano e animal em Delmiro Gouveia, Água Branca, Pariconha, Canapi e outras comunidades de nosso sertão. Assumi este compromisso junto com as prefeituras e com o povo sertanejo. É gratificante ver o fruto de nosso trabalho se consolidando, com alguns sistemas já em funcionamento e outros com obras bastante avançadas, como em Inhapi”, destacou Arthur Lira.
A execução dos sistemas de abastecimento d´água está sendo feita pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), De acordo com João Paulo Tavares, superintendente da Companhia em Alagoas, “Inhapi é recortada por rios perenes, mas de pequena vazão. A alternativa de construção de poços tubulares não prosperou devido ao alto teor de salinidade destas águas. Com a captação no Canal do Sertão, assegurada por meio dos recursos garantidos pelo deputado Arthur Lira, teremos água nas casas de forma regular, saudável, segura e duradoura”, explicou.
Fonte:Source link