Artista visual alagoana lança livro ilustrado inspirado no Centro de Maceió


Lançamento do livro Gente Central | Foto: Renner Boldrino

O livro Gente Central, escrito e ilustrado pela designer e artista visual Natalia Alencar, será lançado no dia 28 de fevereiro, às 16h, na Casa Tanto, localizada no bairro doPoço, em Maceió. Com entrada gratuita, o evento contará com mesa de autógrafos, discotecagem em vinil com DJ Talita Honório e acessibilidade em Libras. O livro…

O livro Gente Central, escrito e ilustrado pela designer e artista visual Natalia Alencar, será lançado no dia 28 de fevereiro, às 16h, na Casa Tanto, localizada no bairro doPoço, em Maceió. Com entrada gratuita, o evento contará com mesa de autógrafos, discotecagem em vinil com DJ Talita Honório e acessibilidade em Libras. O livro estará à venda presencialmente durante o lançamento e depois de forma online.

A obra propõe um passeio sensível pelas paisagens e bancas dos vendedores informais do Centro da capital alagoana, registrando, por meio da ilustração, o cotidiano, a organização e a identidade visual do comércio popular que ocupa os calçadões da cidade. A partir do olhar da artista, Gente Central valoriza a presença desses trabalhadores na construção simbólica e cultural de Maceió.

Produzido em 2025, o livro também é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso em Design de Natalia. “Sempre fui apaixonada por livros ilustrados e por ambientes de feira livre, sendo o Centro da cidade de Maceió meu bairro preferido para passear. Nas minhas idas ao centro, sempre observei as belezas e singularidades da venda informal nos calçadões e quis fazer esse registro através da ilustração, expressando a importância da presença dessa feira informal na identidade da cidade”, conta Natalia.

Um dos elementos marcantes do livro são os vendedores informais que estão presentes no comércio maceioense. Segundo a autora, “no Centro, os vendedores informais organizam suas bancas de forma única, criando uma experiência de comércio nossa. Gostaria que o livro contribuísse com o fortalecimento dessa comunidade, que muitas vezes foi perseguida no exercício do trabalho, e que lhes fosse garantido o direito de usar o espaço público.”

O projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa. Gente Central marca o primeiro lançamento editorial de Natalia Alencar.

Sobre a autora

Natalia Alencar é designer, formada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É autora e ilustradora do livro “Gente Central” contemplado na lei Paulo Gustavo, trabalha com ilustração e design gráfico, em especial nas áreas editorial, moda e cinema.

É artista visual e plástica, trabalha com pintura acrílica, aquarela e digital e também com cerâmica, assina o ateliê na semeadura e em 2025 iniciou trabalho como auxiliar no ateliê da artista alagoana Lyara Cavalcanti. Também atua no audiovisual e como diretora de arte de mostras de cinema, em 2024 foi assistente de arte no curta “Ajude os menor” com direção de Janderson Felipe e Lucas Litrento e produtora de arte no curta “Romântica” com direção de Leonardo Amorim, em 2025 foi diretora de arte e figurinista do curta-metragem “Nzumbi” de Janderson Felipe, trabalhou como assistente de arte e figurino no Telefilme “Palestina” de Gabriela Araujo e Guilherme César, fez assistência de arte na série “Na pegada do coco”, de Juliana Barreto, estando esses últimos em fase de pós produção. Dirigiu a arte nas duas grandes mostras do Mirante Cineclube em 2025, “Mostra Quilombo de Cinema Negro e Indígena” e a “Mostra que desejo”.

Serviço:

Lançamento do livro: Gente Central

Local: Casa Tanto — Rua Félix Lima Júnior, 26, Poço, Maceió (AL)

Data: 28/02/2026

Horário: 16h

Entrada: Gratuita

Contato: nasemeadura@gmail.com

Acessibilidade: Intérprete de Libras

Redes sociais:

instagram.com/na.semeadura

instagram.com/natalencar





Fonte:Source link