Durante visita de Estado do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, ao Brasil, os governos dos dois países firmaram um acordo para combate ao terrorismo internacional e ao crime organizado transnacional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o premiê indiano no Palácio da Alvorada, na manhã desta terça-feira (8/7), após a cúpula do Brics.
“Assinamos hoje um Acordo sobre Combate ao Terrorismo e ao Crime Organizado Transnacional que ampliará nossa cooperação. Como parte desse esforço, a Polícia Federal abrirá uma adidância em Nova Délhi”, anunciou o chefe do Planalto em declaração à imprensa.
Além do tratado de cooperação, outros cinco acordos foram assinados, nas áreas de energia, agricultura, transformação digital e propriedade intelectual.
Durante a visita de Estado, o presidente Lula e Narendra Modi tiveram uma reunião com ministros dos dois países. Do lado brasileiro, participaram Marina Silva (Meio Ambiente), Geraldo Alckmin (Comércio e vice-presidente), Alexandre Padilha (Saúde), Carlos Fávaro (Agricultura), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Ricardo Lewandowski (Justiça) e Esther Dweck (Gestão).
A ex-presidente do Brasil e atual chefe do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, também esteve presente na visita de Estado.