Carnaval 2026: como curtir os blocos com segurança em São Paulo


Pensar na hidratação, alimentação, descanso e segurança é tão importante quanto as fantasias e glitters na hora de se organizar para curtir os bloquinhos de Carnaval. Com a folia começando neste sábado (7/2) em São Paulo, o Metrópoles separou algumas dicas para aproveitar os desfiles de forma saudável e com proteção.

Segundo dados da Prefeitura de São Paulo, durante o período carnavalesco de 2025, a cidade registrou mais de 1.600 atendimentos médicos, sendo que a maioria foi relacionada à desidratação.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforçou orientações simples que ajudam os foliões a manter o bem-estar durante a maratona de festas.


Dicas de como curtir os bloquinhos com segurança:

  • Evite levar o celular; se levar, guarde em uma doleira por dentro da roupa.
  • Prefira levar dinheiro trocado para otimizar a compra de bebidas com ambulantes.
  • Se for usar o cartão, cole um adesivo ou sinalize o seu cartão de alguma maneira para que ele não seja trocado na hora da compra.
  • Use protetor solar e proteja-se do sol e do calor intenso; prefira usar chapéus e/ou bonés.
  • Beba muita água; inclusive, intercale bebidas alcoólicas com opções não alcoólicas.
  • Evite misturar álcool com energético.
  • Evite misturar diferentes tipos de bebidas alcoólicas.
  • Preste atenção na procedência das bebidas.
  • Coma alimentos leves, como frutas, verduras, legumes e refeições equilibradas.
  • Se possível, leve barrinhas de cereais, amêndoas ou bolachas para os bloquinhos.
  • Fazer pausas entre um bloco e outro contribui para dar uma descansada.

A médica clínica Giullia Sarabando, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Santa Catarina, administrada pelo Einstein Hospital Israelita, explicou que esses cuidados básicos fazem diferença para os foliões.

“O mais importante é ouvir o próprio corpo; alternar frequentemente bebida alcoólica com água, se alimentar ao longo do dia e fazer pausas quando necessário ajudam a manter a disposição para aproveitar o dia”, disse a profissional.

A recomendação é manter a hidratação antes, durante e depois dos blocos. Segundo a médica, a hidratação constante ajuda o organismo a se equilibrar e evita que pequenos desconfortos atrapalhem o Carnaval.

Buscador de bloquinhos: use ferramenta do Metrópoles para escolher seu bloco por data, nome ou bairro.

Ela também destacou que, embora a proposta seja curtir, alguns sinais indicam que é hora de buscar apoio. “Dor no peito, palpitação, desmaio, confusão ou mal-estar intenso são sinais de que o corpo precisa de atendimento de emergência”, afirmou. Nessas situações, a orientação é procurar o posto de saúde mais próximo do local.

A partir deste sábado, postos médicos serão distribuídos pelos circuitos de desfiles de blocos da capital. A cobertura também conta com 75 ambulâncias básicas, 20 UTIs móveis, Sala de Situação e monitoramento dos postos, em tempo real, com uso de tecnologia avançada, além de 1.920 bombeiros.

Na capital paulista, a folia começa oficialmente neste sábado (7), com desfiles dos bloquinhos de Pré-Carnaval. Confira dicas do Metrópoles - Metrópoles
Posto Médico

Cada posto terá três médicos, dois enfermeiros, seis técnicos de enfermagem e um administrativo, totalizando 960 profissionais.



Metropole