A Marquês de Sapucaí recebe, nesta terça-feira (17/2), o último dia de desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. Se apresentam quatro agremiações, começando pela Paraíso da Tuiuti, por volta de 21h45.
Desfilam ainda as escolas Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Grande Rio e Acadêmicos do Salgueiro.
A apuração das notas das escolas acontece nesta quarta-feira (18/2), a partir das 16h, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.
Acompanhe os desfiles de hoje:
Paraíso da Tuiuti
A Paraíso do Tuiuti abre as apresentações desta terça-feira, com o samba enredo “Lonã Ifá Lukumi”. O tema deste ano conta a história de um Ifá cubano apresentado aos brasileiros na década de 1990 pelo babalaô Rafael Zamora.
Unidos de Vila Isabel
A agremiação traz o samba enredo “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África”. A escola traz a celebração da vida e da obra de Heitor dos Prazeres, multiartista que sonhou e reinventou a África no coração do Rio de Janeiro.
Acadêmicos do Grande Rio
Marcando a estreia de Virginia Fonseca como rainha de bateria, a Grande Rio traz o samba enredo “A Nação do Mangue”, abrangendo a origem do Manguebeat nas periferias de Recife como resposta cultural à desigualdade e à estagnação social.
Acadêmicos do Salgueiro
Última a desfilar no Carnaval 2026, a Acadêmicos do Salgueiro traz o enredo “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”.
A escola homenageia a carnavalesca Rosa Magalhães, professora que transformou livros em desfiles. Ela é considerada a maior vencedora da era do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, com uma trajetória que passa de 50 carnavais e sete títulos do Grupo Especial.
Matéria em atualização




