Um nascimento inesperado surpreendeu a equipe da Central Horse Retirement, abrigo para cavalos aposentados em Bedford, na Inglaterra. Pela primeira vez, uma das éguas do local deu à luz não apenas a gêmeos — o que por si só já é raro — mas a gêmeos idênticos, um evento com chance estimada de uma em 100 mil.
A dona do abrigo, Caroline Holland, não escondeu o espanto. “Sabíamos que ela estava prenha, mas um dos potros estava escondido no exame. Foi um choque quando nasceu o segundo”, contou ao site What’s The Jam?.
Leia também
O caso ganhou ainda mais destaque porque, além de serem idênticos, os dois potros nasceram saudáveis — algo incomum em partos gemelares de equinos. Batizados de Loreto, que significa ‘milagroso’, e Darko, que significa ‘presente’, os irmãos seguem sob observação veterinária, mas passam bem.
A mãe, chamada Charlie, é uma égua jovem, ex-corredora de turfe, aposentada após uma lesão. Segundo Abbie Lauren, sua tutora, a recuperação da égua após o parto também foi surpreendentemente positiva. “Gêmeos! Não fazíamos ideia. Estou em choque, mas muito feliz”, escreveu ela nas redes sociais.
O episódio é considerado um feito raro e motivo de celebração no abrigo que acolhe cavalos no fim da vida ativa.