Manter a fome “controlada” ao longo do dia é um dos maiores desafios para quem deseja seguir uma alimentação equilibrada. Além da quantidade dos itens consumidos, outro aspecto importante que desperta a vontade de comer compulsivamente é a qualidade nutricional das refeições.
Leia também
-
Alimentos e hábitos considerados “vilões” para quem tem labirintite
-
Cardiologista ensina como escolher um chocolate saudável corretamente
-
Conheça o suplemento nº 1 para aumentar o foco e aliviar a ansiedade
Pensando em ajudar na missão de encontrar os melhores alimentos para consumir sem peso na consciência, a coluna Claudia Meireles convocou o nutricionista Mateus Maestralle. O especialista elegeu cinco matérias-primas de baixo teor calórico, facilmente encontradas no supermercado e que promovem uma sensação duradoura de saciedade.
Confira cinco alimentos de baixa caloria que prometem saciar sua fome
Brócolis
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Vegetais crucíferos, como o brócolis, contam com muitos nutrientes
Getty Images2 de 3
Ele é rico em fibras, vitaminas A, C e K, minerais como cálcio, potássio e ferro, e ainda é repleto de compostos bioativos
Peter Dazeley/Getty Images3 de 3
O alimento é versátil e pode ser consumido de diversas maneiras
Getty Images
O nutricionista Mateus Maestralle ranqueou o brócolis como o primeiro da lista para salvar a dieta e aquela fome que não passa. De acordo com ele, o que faz do vegetal um ótimo aliado para driblar a vontade de comer é a presença de fibras e água.
“O brócolis dá volume à refeição sem adicionar muitas calorias, ou seja, preenche o prato e ajudar a prolongar a saciedade com pouquíssimas calorias”, comenta Mateus.
Atum conservado em água
O expert lembrou, ainda, de fonte de proteína de baixa caloria e altamente saciante: o atum. De acordo com Mateus, o peixe de água salgada é uma opção excelente, ainda mais os conservados em água.
Atum é fonte de vitamina B
Rico em aminoácidos essenciais, o atua se mostra uma excelente escolha para lanches rápidos ou para compor refeições. “Ele sustenta bem e tem digestão lenta, prolongando a saciedade”, afirma Mateus Maestralle.
Melão
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Melão é uma das frutas que auxiliam a repor a hidratação do organismo
Getty Images2 de 3
Em algumas culturas, o melão é utilizado em práticas medicinais por suas propriedades diuréticas e digestivas
Flavia Morlachetti/Getty Images3 de 3
Ele hidrata e pode ser utilizado em várias receitas
frantic00/Getty Images
Para quem sente vontade de comer doce, o melão pode ser um ótimo aliado na hora de dribar o desejo sem culpa. Por ser composta majoritariamente por água, a fruta tem pouquíssimas calorias por porção.
“Pode ser consumida em maior volume, ajudando a reduzir a fome sem extrapolar na ingestão calórica”, recomenda Mateus.
Iogurte natural
Iogurte natural é fonte de bactérias vivas que podem melhorar a função intestinal e diminuir a ansiedade
Fonte de proteína, cálcio, vitamina A e probióticos, o iogurte natural é um curinga para manter uma alimentação saudável. Segundo o expert, quando combinado com frutas, aveia ou whey protein, pode se transformar em um lanche completo e que garante a saciedade.
Aveia
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Aveia é rica em nutrientes essenciais para o organismo
Getty Images2 de 3
A aveia é um dos alimentos naturais que apresentam beta-glucana na composição, uma espécie de fibra saudável para o coração que retarda a digestão e, consequentemente, impede o descontrole de açúcar no sangue (hiperglicemia)
Getty Images3 de 3
Bebida feita com aveia promete acelerar o processo de emagrecimento
Getty Images
Por fim, vale colocar a aveia em alguma refeição. De acordo com Mateus, o alimento é rico em fibras do tipo betaglucana. Ela forma um gel no estômago que retarda o esvaziamento gástrico, prolongando a sensação de saciedade.
“As versões em flocos grossos são as mais interessantes, pois contam com maior presença de fibras”, ressalta Mateus Maestralle.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.