Cúpula do Brics


Da esquerda para a direita: Sergei Lavrov, Mohamed bin Zayed, Prabowo Subianto, Cyril Ramaphosa, Lula, Narendra Modi, Li Qiang, Abiy Ahmed, Mostafa Madbouly e Abbas Araghchi • CanalGov/Reprodução

Autoridades internacionais posaram, na manhã deste domingo (6), para a “foto de família” da 17ª Cúpula do Brics, que ocorre no MAM (Museu de Arte Moderna) entre hoje e amanhã, no Rio de Janeiro. Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), constam também no retrato: Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia;…

Autoridades internacionais posaram, na manhã deste domingo (6), para a “foto de família” da 17ª Cúpula do Brics, que ocorre no MAM (Museu de Arte Moderna) entre hoje e amanhã, no Rio de Janeiro.

Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), constam também no retrato:

Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia;
Mohamed bin Zayed, presidente dos Emirados Árabes Unidos;
Prabowo Subianto, presidente da Indonésia;
Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul;
Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia;
Li Qiang, primeiro-ministro da China;
Abiy Ahmed, primeiro-ministro da Etiópia;
Mostafa Madbouly, primeiro-ministro do Egito;
Abbas Araghchi, ministro das Relações Exteriores do Irã.

Uma nova foto dos líderes deve ser capturada no segundo dia de trabalhos da Cúpula, na segunda-feira (7).

Ausência de Putin e Xi
A Cúpula do Brics ocorre sem a presença de duas das principais lideranças do bloco: o presidente da Rússia, Vladmir Putin, e o líder chinês Xi Jinping.

Putin não comparece presencialmente por conta do mandado de prisão emitido contra ele pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) em 2023, pouco mais de um ano após a Rússia iniciar a guerra em larga escala contra a Ucrânia, acusando o líder de crime de guerra de deportar centenas de crianças da Ucrânia.

Ele deve, porém, participar por videoconferência.

 





Fonte:Source link