?Entrei na rotina de pai?, diz chefe da Amazon sobre licença estendida


Entrei completamente na rotina como pai. Minha esposa estava cansada, eu dava o mamá noturno, ajudei bastante em casa, e criei um vínculo muito bom com meus filhos. Hoje saio com eles sozinho no fim de semana, levo para a escola de manhã ponho para dormir.
Daniel Mazini, presidente da Amazon no Brasil

Licença aproxima homens da realidade das mulheres. Mazini diz que as lideranças da empresa incentivam que os funcionários tirem a licença estendida, e que o período ajuda a aproximar os homens da realidade das mulheres no mercado de trabalho. “Temos um exemplo muito forte da liderança. Eu tirei a licença e a liderança mais sênior também tirou. Quando chegam [inseguranças com o período longe do trabalho], eu digo: ‘Bem-vindo ao mundo das mulheres’. Elas tiram pelo menos quatro meses e têm essa mesma ansiedade“, diz.

Na Diageo, a licença é de seis meses e ajuda na retenção de talentos. A empresa de bebidas oferece licença-paternidade de seis meses desde 2019. Segundo Viviane Besani, diretora executiva de RH, a política ajuda a reter talentos e a criar “uma cultura empresarial mais inclusiva e equilibrada”.

Gerente de finanças aproveitou período para dar atenção ao filho mais velho. César Silva, gerente-sênior de finanças, acaba de voltar de licença. Ele tirou seis meses quando sua segunda filha nasceu e, além de cuidar da bebê, pôde dar atenção ao filho mais velho. “Pude ajudar minha esposa, aprendemos muito, consegui dar atenção ao meu filho mais velho e dividir as tarefas com a pequena. Hoje tenho certeza de que não vou ser um estranho dentro de casa para meus filhos”, diz.

Na Docusign, o pai pode se colocar como cuidador principal e tirar até seis meses. Se for o cuidador secundário, a licença é de até 40 dias úteis (cerca de dois meses corridos).

Cuidador principal, gerente de marketing optou por licença de seis meses. Rafael Aragão, gerente de marketing da Dolcusing, se colocou como cuidador principal do filho e está de licença. Ele divide os cuidados do bebê, de quatro meses, com o marido. “É muito importante não ter a cabeça dividida entre o trabalho e o bebê. Ele precisa de atenção 100% do tempo”, diz.



Fonte: Uol