A air fryer virou um dos eletrodomésticos mais usados nas cozinhas brasileiras, sobretudo por ser prática, rápida e econômica. Mas um erro muito comum na hora de ligar o aparelho pode representar risco real de curto-circuito, derretimento de fios e até incêndio doméstico. Especialistas em instalações elétricas alertam que o problema não está no equipamento…
A air fryer virou um dos eletrodomésticos mais usados nas cozinhas brasileiras, sobretudo por ser prática, rápida e econômica. Mas um erro muito comum na hora de ligar o aparelho pode representar risco real de curto-circuito, derretimento de fios e até incêndio doméstico.
Especialistas em instalações elétricas alertam que o problema não está no equipamento em si, mas na forma como ele é conectado à rede elétrica. Isso porque, o uso de extensões, adaptadores e benjamins com aparelhos de alta potência está entre as principais causas de superaquecimento em tomadas residenciais.
POR QUE A AIR FRYER EXIGE TOMADA DIRETA
A air fryer funciona como um forno elétrico de alta circulação de ar quente. Assim, para atingir temperaturas elevadas rapidamente, ela consome muita energia. Desta forma, a maioria dos modelos opera entre 1.400 e 2.000 watts, com corrente alta contínua.
Por isso, fabricantes e técnicos recomendam:
- tomada exclusiva
- padrão compatível (geralmente 20A)
- ligação direta na parede
- aterramento adequado
Ligar o aparelho fora dessas condições aumenta o risco elétrico.
O PERIGO
Extensões e adaptadores foram feitos para equipamentos de baixo consumo, como carregadores, luminárias, computadores, e TVs. Quando usados com eletrodomésticos de alta potência, podem não suportar a carga.
ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DE ALAGOAS NO INSTAGRAM
Os principais riscos são sobrecarga elétrica, aquecimento dos cabos, curto-circuito e até princípio de incêndio. Assim, mesmo acessórios certificados não devem ser usados fora do limite de potência especificado.
O QUE PODE ACONTECER, NA PRÁTICA?
Quando a air fryer é ligada em uma extensão ou tomada inadequada, podem ocorrer:
- queda de tensão
- preparo mais lento dos alimentos
- funcionamento irregular
- aumento do consumo de energia
- aquecimento do plugue
- cheiro de plástico queimado
- tomada escurecida ou deformada
Em casos mais graves, o fio pode derreter e gerar fogo, especialmente porque muitas pessoas deixam o aparelho funcionando sem supervisão constante.
CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS CURIOSIDADES
SEGURANÇA AUMENTA VIDA ÚTIL DO APARELHO
A ligação direta em tomada adequada não só reduz o risco de incêndio como também protege a instalação elétrica da casa e evita desperdício de energia. Além disso, preserva o eletrodoméstico, aumentando a vida útil do aparelho.
Fonte:Source link



