Especialistas apontam falta de fiscalização em viagens de romeiros como fator de risco


COMUNICAÇÃO

O Governo de Alagoas lança nesta sexta-feira (6) o Projeto Plural. Coordenado pela Secretaria de Estado da Comunicação de Alagoas (Secom), o programa vai apoiar comunicadores locais, incentivando uma comunicação independente e responsável voltada para os interesses de quem vive em cada local. A solenidade será no no Centro de Inovação do Jaraguá, às 8h.

Embora aparentemente o ônibus causador do grave acidente não tenha apresentado até agora sinais de defeitos mecânicos – mesmo sendo considerado pela Agência Nacional de Transporte e Trânsito com indícios de várias irregularidades –, um inquérito já foi instaurado para apurar o que realmente pode ter acontecido e provocado o desastre de grandes proporções, com 16 mortos e feridos.

A ANTT classificou o coletivo como transporte clandestino, por não ter cumprido as exigências previstas em lei. Além de não possuir seguro, o ônibus também não tinha licença para realizar a longa viagem até Juazeiro do Norte.

SEM FISCALIZAÇÃO

Especialistas na área de trânsito também atribuem certos acidentes à falta efetiva de fiscalização por parte dos órgãos competentes, tendo em vista que é comum, nesta época do ano, centenas de ônibus conduzirem romeiros para a terra do Padre Cícero.

COMOÇÃO

A cidade de Coité do Noia parou durante todo o dia de ontem para reverenciar e acompanhar o sepultamento das 16 vítimas, além de tantas outras feridas, que foram atendidas e transferidas para hospitais de municípios vizinhos, com o suporte de todo o aparato policial do governo de Alagoas.

POSSE

O Governador Paulo Dantas toma posse hoje, no Hotel Jatiúca, na presidência do Consórcio Nordeste, mandato que exercerá até o final do ano. Dantas, eleito por unanimidade, agilizará projetos que venham a beneficiar o estado de Alagoas.

SEM EXPLICAÇÃO

A ausência do prefeito JHC na reabertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Maceió, onde foi representado pelo secretário de Governo, Júnior Leão, foi acompanhada de mensagens, em sua maioria, interpretadas apenas como sinalizações políticas.

SEGUE EM FRENTE

Na mensagem, o prefeito deixou claro que não abandonará seus projetos e enfrentará – no tempo de Deus – duas batalhas políticas este ano, o que se interpreta como a eleição para o Senado Federal e para o governo do Estado, embora ainda apenas por suposições.

ESPECULAÇÃO

Embora não tenha entrado em detalhes, o prefeito JHC preferiu não comparecer ao reinício dos trabalhos na Câmara de Vereadores para não responder às naturais perguntas de jornalistas sobre se será ou não candidato ao governo ou ao Senado. Também no rol das especulações está a possibilidade de JHC desistir de ser candidato ao governo para cumprir acordos feitos em Brasília, permanecendo na prefeitura até o final do mandato. Nesse caso, o prefeito trabalharia para eleger pelo menos três deputados federais, fortalecendo ainda mais a bancada na Câmara dos Deputados.

PRA CIMA

O senador Renan Calheiros, que presidirá o grupo de trabalho que investigará a liquidação financeira do Banco Master, assegurou estar pronto para “vasculhar este pântano, doa a quem doer”.



Fonte: Gazetaweb