Falta de combustível paralisa voos e agrava crise energética em Cuba


John Elk III/Getty Images

Cuba anunciou a suspensão do abastecimento de querosene de aviação no país a partir desta terça-feira (10/2), em meio ao agravamento da crise energética enfrentada pela ilha.

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >

A medida afeta diretamente as companhias aéreas que operam voos de longa distância, que passarão a ter que fazer “escalas técnicas” em outros países para garantir o reabastecimento antes do retorno.

Leia também

Segundo comunicado da aviação civil cubana, não haverá fornecimento de Jet Fuel a partir das 0h de terça-feira, no horário local (5h GMT). Voos regionais, no entanto, devem seguir operando normalmente.

O escritório da Air France em Havana informou que, apesar da restrição, a rota da companhia está mantida, com a previsão de uma escala técnica em outro país do Caribe para reabastecimento.

– (Getty Images)

Crise energética e pressão dos EUA

Cuba enfrenta uma grave crise energética desde a interrupção do fornecimento de petróleo pela Venezuela, após a captura do presidente Nicolás Maduro no início de janeiro.

Sob pressão do governo dos Estados Unidos, países que comercializam petróleo com Havana passaram a ser ameaçados com a imposição de tarifas.

Recentemente, Donald Trump assinou um decreto autorizando a aplicação de sanções a países que venderem petróleo à ilha.

Em justificativa, Washington alega que Cuba representa uma “ameaça excepcional” à segurança nacional dos Estados Unidos, por estar localizada a cerca de 150 quilômetros da costa da Flórida.

O governo cubano anunciou um pacote de medidas emergenciais para enfrentar a crise.

Entre as ações estão a adoção de uma semana de trabalho de quatro dias, ampliação do trabalho remoto no setor público e restrições à venda de combustíveis.

Companhias suspendem operações

A Air Canada anunciou nesta segunda-feira (9/2) a interrupção imediata de todas as suas operações para Cuba.

– (Getty Images)

A decisão foi tomada após alertas emitidos por governos por meio de NOTAMs (documento que divulga informações aeronáuticas) que indicam falta de confiabilidade no fornecimento de combustível nos aeroportos cubanos.

Nos próximos dias, a companhia canadense vai operar voos de traslado sem passageiros no sentido sul, para buscar cerca de 3 mil clientes que ainda estão em Cuba e trazê-los de volta ao Canadá.

Para essas operações, a empresa utilizará técnicas de “tankering”, transportando combustível adicional desde a origem, além de realizar paradas técnicas para reabastecimento, se necessário.

A Air Canada informou ainda que clientes que tiveram voos de ida cancelados e adquiriram pacotes da Air Canada Vacations receberão reembolso integral automático. Passageiros que já estão na ilha contarão com suporte direto de representantes locais da empresa.

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos



Fonte: Gazetaweb