Fardos de borrachas voltam a surgir nas praias de Alagoas; entenda


Novos fardos de borracha são encontrados em praias alagoanas

Na manhã desta quinta-feira, 21, dois fardos de borrachas foram novamente localizados nas praias de Alagoas, gerando preocupação entre ambientalistas e autoridades. Os volumes foram registrados, um na Praia de Ipioca, em Maceió, e outro na Praia do Morro, em Passo do Camaragibe, Litoral Norte do estado. A confirmação do fato foi feita pelo Instituto…

Na manhã desta quinta-feira, 21, dois fardos de borrachas foram novamente localizados nas praias de Alagoas, gerando preocupação entre ambientalistas e autoridades. Os volumes foram registrados, um na Praia de Ipioca, em Maceió, e outro na Praia do Morro, em Passo do Camaragibe, Litoral Norte do estado.

A confirmação do fato foi feita pelo Instituto Biota de Conservação, que informou que o monitoramento das áreas ainda está em andamento e que irá acionar as autoridades para investigar a origem destes fardos.

SIGA O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM

Segundo o órgão, o material encontrado parece ser o mesmo tipo de borracha que já havia aparecido nas praias de Alagoas em outras oportunidades. A principal suspeita é que as embalagens pertençam a algum tipo de carga naufragada ou perdida no mar.

Veja imagens dos volumentos encontrados:

O reaparecimento do material, que havia sido registrado em diversas ocasiões desde 2018, chama a atenção pela quantidade e a natureza do material encontrado. Os fardos, aparentemente embalados de forma improvisada, continuam a ser uma preocupação, tanto pelo risco ao meio ambiente quanto pela possibilidade de impactos negativos no turismo e nas comunidades locais.

Novos fardos de borracha são encontrados em praias alagoanas

Episódios antigos

Não é a primeira vez que fardos misteriosos aparecem nas praias de Alagoas. Em 2018 foram encontrados mais de 70 unidades do volume em treze praias distintas em Alagoas.  Os objetos eram feitos de borracha embalada e pesavam cerca de 100 quilos. Os estados da Paraíba e Piauí também registraram o aparecimento dos objetos nesta mesma época.

Pesquisas identificaram que os primeiros fardos a aparecer nas praias brasileiras, em 2018 e 2019, pertenciam ao navio alemão, o SS Rio Grande, afundado pela Marinha Americana em 1944.

Em 2021, fardos semelhantes foram encontrados em praias de Maceió e no Litoral Sul. Em uma única situação, 16 fardos de látex foram localizados em duas praias de Coruripe: 12 na Praia de Pituba e 4 na Praia de Lagoa do Pau.

Uma nova pesquisa realizada com a participação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) revelou que parte dos fardos encontrados teria origem em outro navio de carga alemão, o MV Weserland, que também foi naufragado pela Marinha Americana na mesma época do primeiro navio.

Veja mais matérias sobre o fenômeno:

Caixas não identificadas são encontradas em praias de Alagoas; assista vídeo!

Volumes de borracha voltam a ser achados no Litoral alagoano

Fardos de borracha voltam a aparecer no litoral alagoano

Mais fardos de borracha aparecem na praia de Lagoa do Pau

Fardos de borracha continuam surgindo no litoral alagoano





Fonte:Source link