O Ministério da Agricultura diz que trabalha em cima das amostras para apurar o caso. “A investigação laboratorial está em curso e as medidas de controle de trânsito adotadas, com manutenção da situação sob controle e vigilância adequados”, complementou.
Situação de emergência no RS
Ontem, o Rio Grande do Sul decretou estado de emergência em saúde animal após a confirmação dos focos de influenza aviária no estado. O governo gaúcho instaurou a medida por 60 dias para tentar controlar os focos da doença.
O estado de emergência é valido para 12 municípios gaúchos. São eles: Triunfo, Capela de Santana, Nova Santa Rita, Montenegro, Esteio, Canoas, Gravataí, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e Portão.
A medida, segundo o governo gaúcho, visa uma “resposta mais rápida para combate aos focos de influenza aviária”. O foco de gripe aviária foi registrado em Montenegro, no Vale do Caí, após confirmação do Ministério da Agricultura e Pecuária. Os vírus foram constatados em uma granja avícola de reprodução e em aves silvestres de um zoológico de Sapucaia do Sul.
O estado vai explorar recursos para combater a doença. O decreto permite uma maior agilidade em questões jurídicas e promove aquisições de equipamentos e tecnologias para lidar com o problema.