Representantes do Governo de Alagoas, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) se reuniram, nesta segunda-feira (9), para firmar uma parceria entre as instituições na disseminação de informações a partir da base de dados do IBGE.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!
A reunião foi coordenada pelo secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares, e contou com a presença do presidente da AMA, Marcelo Beltrão; do superintendente do IBGE em Alagoas, Alcides Tenório Júnior; além do secretário de Estado dos Direitos Humanos, José Marcelo do Nascimento; da secretária de Governança Corporativa, Poliana Santana; e do secretário especial de Planejamento, Orçamento e Governo Digital, Phelipe Vargas.
Leia também
Wendel Palhares informou que a Secom foi procurada pelo IBGE com o objetivo de ampliar a divulgação das informações do órgão junto à população alagoana, o que motivou a realização do encontro.
“Foi uma reunião muito proveitosa. Permitiu que nos alinhássemos para melhorar a divulgação, como deseja o IBGE, e também avançar em acordos de cooperação para a realização de oficinas de aprimoramento e análise dos dados. Pretendemos ainda promover eventos para divulgar essas informações e elaborar pesquisas com apoio da metodologia e da orientação do órgão”, afirmou o secretário.
As principais deliberações do encontro foram a criação de um cronograma de divulgação, a realização de oficinas – tanto para jornalistas e comunicadores em geral quanto para gestores que trabalham com dados do IBGE -, e a formação de um Grupo de Trabalho (GT) voltado ao compartilhamento de informações, projetos e futuras pesquisas.
Alcides Tenório destacou que a parceria também permitirá ao IBGE capacitar técnicos do Governo do Estado e da AMA para interpretar e utilizar, de forma mais eficiente, os dados disponibilizados pelo Instituto.
“A ideia é encurtar caminhos e unir esforços, como o próprio secretário Wendel colocou, para alcançarmos o objetivo de oferecer um serviço cada vez melhor à população alagoana. Tanto por parte do IBGE, ao fornecer informações, quanto do Estado, ao gerenciar de forma mais eficiente os insumos disponíveis”, pontuou o superintendente.
Presidente da AMA e prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão também elogiou a iniciativa, destacando a importância dos dados para a tomada de decisões.
“Quanto maior o refinamento dessas estatísticas, maior será o poder decisório do gestor municipal e estadual, permitindo que as políticas públicas cheguem diretamente ao cidadão. Vamos ampliar essa aproximação entre os órgãos e a Associação dos Municípios Alagoanos”, defendeu.
Entre as ações propostas por Beltrão está a elaboração de um estudo para avaliar o impacto socioeconômico da atividade turística no Litoral Sul de Alagoas, especialmente em Coruripe, onde está sendo construído o resort Vila Galé.
“É importante termos um marco zero neste momento para medir a movimentação da economia e tudo o que vai acontecer naquela região. Esperamos que o turismo gere impactos positivos na vida do cidadão alagoano, sobretudo no Litoral Sul, oferecendo também subsídios ao poder público para a formulação de políticas mais adequadas à população”, concluiu, o presidente da AMA



