30/06/2025 17:06 | ServiçosInstitucionalCidadania
Governo de Alagoas respondeu 99% das manifestações da Ouvidoria no primeiro semestre de 2025
Para a CGE, o dado reflete o trabalho contínuo do órgão em fortalecer os canais de escuta e estimular a participação cidadã
Por meio do e-OUV, o cidadão pode se manifestar e obter respostas.
Lavínia de Oliveira/ Ascom CGE
Roberta Cólen e Heitor Teles / Ascom CGE
O Governo de Alagoas respondeu 99% das manifestações
registradas no Sistema de Ouvidoria (e-OUV) no primeiro semestre de 2025. Para
a controladora-geral do Estado, Sâmara Suruagy, os números refletem o
comprometimento da CGE com a escuta ativa e o fortalecimento do diálogo com a
população.
“Por meio do e-OUV, o cidadão pode exercer seu direito de se
manifestar, ser ouvido e obter respostas. Esse desempenho mostra que estamos
avançando em uma gestão mais próxima da população, que valoriza o diálogo e
prioriza a qualidade do serviço público”, destacou.
De acordo com o relatório divulgado pela Controladoria-Geral
do Estado (CGE-AL), entre os dias 1º de janeiro e 30 de junho, foram
contabilizadas 5.324 manifestações. Destas, 4.740 foram respondidas dentro do
prazo legal e outras 505 continuam em tratamento.
A CGE desempenha um papel essencial nesse processo. Cabe ao
órgão o monitoramento e a gestão do Sistema de Ouvidoria do Estado, que pode
ser acessado no endereço eletrônico e-ouv.al.gov.br. A Controladoria vem
consolidando o sistema como um canal efetivo de escuta e mediação entre a
sociedade e a administração pública.
Sobre o sistema
Responsável pela gestão e monitoramento do e-OUV, a CGE vem
consolidando a plataforma como principal canal de escuta e mediação entre a
sociedade e o poder público.
Desde sua criação em 2019, o sistema foi desenvolvido em
parceria com o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de
Alagoas (Itec), com o objetivo de oferecer um espaço seguro, transparente e
eficiente para o registro de manifestações sobre os serviços estaduais.
Esse compromisso foi fortalecido pelo Decreto Estadual nº
95.980/2024, que regulamentou a Lei Federal nº 13.460/2017 e estabeleceu
diretrizes para atuação das ouvidorias, incluindo prazos claros para as
respostas aos cidadãos.
Pelo e-OUV, o usuário pode registrar e acompanhar denúncias,
reclamações, solicitações, sugestões e elogios, filtrando por órgão ou entidade
responsável. O prazo padrão para resposta é de até 30 dias, prorrogável por
mais 30, desde que devidamente justificado.
O canal eletrônico continua sendo o meio preferencial,
reunindo mais de 90% das manifestações, mas o cidadão também pode optar por
contato via e-mail (ouvidoria@cge.al.gov.br), telefone (82.98878-3892), ofício
pelo SEI (para servidores) ou atendimento presencial, mediante agendamento na
sede da CGE em Maceió.
O desempenho do e-OUV vai além dos índices e prazos:
representa o fortalecimento de uma cultura de escuta, prestação de contas e
transparência, consolidando-se como uma ponte direta entre o cidadão e o
Estado.
“A cada novo relatório, fica mais evidente o papel do
sistema como ferramenta essencial para aprimorar os serviços públicos e
garantir os direitos da população alagoana”, reforçou a controladora.
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