Enviado especial a Bogotá — O presidente Lula condenou, nesta sexta-feira (22/8), os ataques terroristas que aconteceram um dia antes em cidades da a Colômbia, onde o petista participou da cúpula de países amazônicos.
Em declaração à imprensa no final do evento, o chefe do Palácio do Planalto expressou solidariedade às famílias das vítimas dos atentados e disse que o governo brasileiro rechaça ações que atentam contra a instabilidade da Colômbia.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Lula chega à Colômbia nesta quinta-feira (21/8)
Divulgação/ Ricardo Stuckert / PR2 de 4
Presidente Lula
Reprodução3 de 4
Presidente Lula
BRENO ESAKI/METRÓPOLES4 de 4
Governo Lula
Reprodução/Secom
“Expressando minha solidariedade pelos ataques em Antioquia e em Cali que deixaram dezenas de mortos e feridos. Nossas orações estão com as vítimas e seus familiares. O governo brasileiro rechaça essas ações que atentam contra a segurança pública, instabilidade politica e social do país”, declarou o petista.
Leia também
-
Colômbia tem ataques terroristas horas antes de Lula chegar ao país
-
Chanceler de Maduro sobre os EUA: “Não temos medo de nada”; vídeo
-
Lula defende COP30 na Amazônia: “Não é lugar chique”
-
Em Bogotá, Lula critica Trump e diz que enviou carta ao americano
Lula também voltou a convidar os presidentes e representantes dos outros sete países amazônicos presentes na cúpula em Bogotá para a inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), em setembro.
“Espero que os presidentes dos países amazônicos estejam na Amazônia, dia 9 de setembro, quando vamos inaugurar o nosso centro de combate ao crime organizado, que pretendemos contar não só com a nossa polícia federal, mas com a policia dos estados amazônicos”, declarou Lula
O petista também voltou a cobrar os países ricos e disse que essa COP vai ser de “verdade”. “E vai ser o momento da gente dizer aos países ricos que está na hora deles cumprirem com os compromissos firmados em outras COPs”, afirmou.