O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (21/8), durante cerimônia em Sorocaba, no interior paulista, que “vai incomodar muito mais”, caso seja reeleito no ano que vem.
A manifestação do petista ocorre no mesmo em dia em que a Quaest divulgou uma pesquisa na qual Lula aparece à frente em todos os cenários eleitorais. Em um eventual segundo turno, o adversário mais competitivo seria o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
“Um mandato do Lula incomodou muita gente. Dois mandatos incomodou muito mais. Três mandatos muito, muito mais. Imagina se tiver o quarto mandato? Vai incomodar muito mais”, provocou o presidente.
A fala do petista ocorreu durante cerimônia de entrega de 400 viaturas para atendimento odontológico móvel que serão usadas em todo o país. Da plateia, uma militante atacou Tarcísio, dizendo que o governador “só entrega pedágio” (veja vídeo).
Clima de campanha
Na cerimônia em clima de campanha, Lula ignorou o novo indiciamento da Polícia Federal (PF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o seu filho 03, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que vive nos Estados Unidos desde o fim de fevereiro. O novo relatório mostra uma tentativa do ex-presidente de fugir para a Argentina, em 2024.
Durante o evento, o petista criticou a redução de gastos do governo e chamou medidas assistencialistas de “investimento”. Lula também defendeu o cuidado com as pessoas pobres como uma forma de garantir a soberania nacional e aproveitou para criticar o presidente americano Donald Trump, que aplicou taxas contra produtos brasileiros e sanção ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator da ação penal sobre tentativa de golpe de Estado que teria sido liderada pelo ex-presidente.
Esta é a terceira visita de Lula a Sorocaba em apenas seis meses. Em março, ele esteve na cidade para inaugurar uma fábrica da Totyota e entregar ambulâncias do SAMU. Além do presidente, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT) e o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixera (PT) também compareceram à agenda.
Lula lidera pesquisa
- Nova rodada da pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (21/8) mostrou a liderança de Lula em todos os cenários de primeiro e segundo turno.
- Em um segundo turno contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, o petista aparece com 47% contra 35%.
- Contra Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula ainda venceria, mas com uma margem menor. De acordo com o levantamento, o presidente faria 43% contra 35% do governador de São Paulo.
- Já em uma disputa contra Michele Bolsonaro (PL), Lula faria 47% e a ex-primeira-dama 34%.
- A pesquisa foi feita em 8 estados — Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia e Pernambuco —, que concentram 66% do eleitorado brasileiro.
- O levantamento ouviu, entre 13 e 17 de agosto de 2025, 12.150 eleitores em entrevistas presenciais.