Rio de Janeiro — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta segunda-feira (7/7), que o Brasil é um “país soberano” e que não aceitamos interferência, em reação a declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que saiu em defesa de Jair Bolsonaro (PL).
“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”, escreveu o petista nas redes sociais, sem mencionar o republicano.
Leia também
-
Brics: Lula critica negacionismo e cobra “justiça climática”
-
Foto de família: Lula posa ao lado de líderes do Brics e parceiros
-
Trump acusa Brasil de “caça às bruxas” e cobra: “Deixem Bolsonaro em paz!”
-
China e Rússia reagem à ameaça de Trump de punir países do Brics
Pouco antes, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou uma mensagem em sua rede social, acusando o Brasil de fazer “caça às bruxas” com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em referência ao processo a qual ele responde por tentativa de golpe de Estado.
“O Brasil está fazendo uma coisa terrível em seu tratamento com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu tenho assistido, assim como o mundo, como eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo. Eu conheci Jair Bolsonaro, e ele foi um líder forte, que realmente amava seu país – também, um negociador muito duro em comércio”, escreveu Trump.