Maceió é um dos destinos mais procurados para o Carnaval 2026


Maceió | Foto: Jonathan Lins/ Secom Maceió

O Carnaval 2026 deve levar mais de 65 milhões de brasileiros às ruas em todo o país, impulsionando o turismo e a economia nacional. Entre os destinos mais procurados para o período, Maceió desponta como uma das principais escolha dos turistas, principalmente daqueles que buscam a combinação entre sol, praia e experiências culturais. Do agito…

O Carnaval 2026 deve levar mais de 65 milhões de brasileiros às ruas em todo o país, impulsionando o turismo e a economia nacional. Entre os destinos mais procurados para o período, Maceió desponta como uma das principais escolha dos turistas, principalmente daqueles que buscam a combinação entre sol, praia e experiências culturais.

Do agito das grandes avenidas ao contato com a natureza, o Carnaval brasileiro oferece opções para todos os perfis de público. Nesse contexto, a capital alagoana vem consolidando sua posição de destaque no turismo nacional, figurando entre os destinos mais buscados para o período carnavalesco, movimento que reforça o desempenho positivo já registrado em feriados prolongados e durante a temporada de férias.

Esse crescimento também se reflete nos principais indicadores do setor. Maceió aparece entre os destinos nacionais mais procurados, acompanhada pelo aumento do fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, pela ampliação das conexões aéreas e pelos bons índices de ocupação hoteleira observados em períodos de maior demanda.

Além das belezas naturais que caracterizam o litoral alagoano, Maceió vem se consolidando como um destino completo, oferecendo gastronomia reconhecida, eventos culturais, turismo náutico e experiências em meio à natureza, fatores que ampliam o tempo de permanência dos visitantes e atraem turistas com diferentes interesses.

Com infraestrutura turística qualificada, rede hoteleira diversificada e uma agenda cultural em constante expansão, Maceió reforça seu protagonismo no turismo brasileiro e chega ao Carnaval 2026 consolidada como um dos destinos mais desejados do país.

Os festejos que antecedem o Carnaval em Maceió estão ganhando força com o apoio da Prefeitura a cerca de 70 blocos de rua. O incentivo inclui recursos financeiros, reforço na segurança e estrutura logística. Com o aporte, o objetivo da gestão é o de fortalecer a cultura popular, valorizar artistas locais e impulsionar a economia criativa da capital alagoana.

Com apoio a mais de 70 blocos de rua e escolas de samba, Prefeitura consolida Maceió como a capital das préviasCom apoio a mais de 70 blocos de rua e escolas de samba, Prefeitura consolida Maceió como a capital das préviasFoto: Alisson Frazão/ Secom Maceió

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa de Maceió, Brivaldo Marques, além das prévias carnavalescas fortalecerem a identidade cultural da cidade, também movimentam a economia criativa. Conforme o gestor, a iniciativa garante trabalho e visibilidade para os artistas locais e fazedores de cultura na capital.

“A Secretaria Municipal de Cultura tem atuado com incentivo, apoio e planejamento para fortalecer os blocos, valorizar a cultura popular e assegurar que a festa cresça de forma organizada, inclusiva e com protagonismo de quem faz a cultura acontecer”, acrescentou o gestor.

O aporte financeiro será destinado também a 10 agremiações de escolas de samba, previstas para desfilar em março. As escolas estão organizadas em duas ligas. Pela Liga das Escolas de Samba Independentes de Maceió (LESIM), participam Girassol, Unidos do Poço, Gaviões da Pajuçara e Treze de Maio. Já a Liga das Escolas de Samba de Alagoas (LESSAL) reúne as agremiações Dona Zezé, Imperatriz, Nação Imperial, Leões do Jaraguá, Jangadeiros e Guardiões do Samba.

A programação das prévias conta ainda com o apoio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). “As prévias carnavalescas representam um momento em que Maceió se encontra nas ruas. É alegria, identidade e economia caminhando juntas. Investir nesse movimento é entender que cultura também gera desenvolvimento”, destacou o presidente da FMAC, Myriel Neto.





Fonte:Source link