Mbappé pede banimento de jogador do Benfica após acusação de racismo


Mbappé pede banimento de jogador do Benfica após acusação de racismo contra Vini Jr.. • Divulgação/Real Madrid

O atacante do Real Madrid, Kylian Mbappé, afirmou que o jogador do Benfica, Gianluca Prestianni, deveria ser banido da Champions League após o argentino ser acusado de proferir uma ofensa racista contra Vinícius Júnior durante a vitória do time espanhol por 1 a 0 no jogo de ida dos playoffs, disputado na terça-feira (17).

Tudo em um só lugar.

Receba as principais notícias do Gazeta Esportes no WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >

Prestianni negou a acusação e afirmou que o brasileiro teria entendido mal o que foi dito.

Leia também

O episódio ocorreu pouco depois de Vinícius marcar o gol da vitória do Real Madrid, aos cinco minutos do segundo tempo, em Lisboa. Imagens de televisão mostraram o atacante argentino cobrindo a boca com a camisa antes de fazer um comentário que Vinícius e companheiros próximos interpretaram como uma injúria racial dirigida ao jogador de 25 anos.

Diante da situação, o árbitro François Letexier interrompeu a partida por 11 minutos após acionar os protocolos antirracismo da Fifa. As imagens também indicaram Mbappé, visivelmente indignado, chamando Prestianni de “racista” diretamente em campo.

Mbappé pede banimento de jogador do Benfica após acusação de racismo contra Vini Jr.. • Divulgação/Real Madrid

Após a retomada do jogo, o clima se tornou hostil, com Vinícius e Mbappé sendo vaiados de forma intensa pela torcida local sempre que tocavam na bola. Apesar da tensão crescente, a partida foi concluída sem novas interrupções.

Em publicação no Instagram, Prestianni se defendeu das acusações. “Quero esclarecer que em nenhum momento dirigi insultos racistas a Vini Jr, que infelizmente entendeu mal o que achou que ouviu”, escreveu. “Nunca fui racista com ninguém e lamento as ameaças que recebi de jogadores do Real Madrid.”

Mbappé, por sua vez, disse a repórteres que ouviu Prestianni repetir a mesma ofensa racista contra Vinícius em mais de uma ocasião, acusação também feita pelo meio-campista francês do Real Madrid Aurélien Tchouaméni.

O atacante francês revelou ainda que chegou a considerar deixar o campo, mas foi convencido por Vinícius a continuar jogando. “Não podemos aceitar que exista um jogador na principal competição de clubes da Europa que se comporte dessa maneira. Esse cara não merece mais jogar a Champions League”, afirmou Mbappé.

“Precisamos dar um exemplo para todas as crianças que estão nos assistindo em casa. O que aconteceu hoje é algo inaceitável, porque o mundo inteiro está nos vendo”, completou.

Questionado se Prestianni havia pedido desculpas, Mbappé riu antes de responder: “Claro que não”.

“Covardes”

Vinícius Júnior também se manifestou posteriormente nas redes sociais, expressando indignação com o ocorrido.

“Racistas são, antes de tudo, covardes. Precisam cobrir a boca com a camisa para mostrar o quanto são fracos. Mas têm a proteção de outros que, teoricamente, têm a obrigação de puni-los. Nada do que aconteceu hoje é novo na minha vida ou na vida da minha família”, escreveu.

O brasileiro tem sido alvo recorrente de abusos racistas na Espanha. Desde 2022, já foram registradas 18 denúncias legais relacionadas a comportamentos racistas direcionados ao jogador.

Real Madrid e Benfica voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (25), no jogo de volta, no estádio Santiago Bernabéu.

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos



Fonte: Gazetaweb